No dia 21, segunda-feira, o APCEF de Portas Abertas fará um roteiro incrível passando por nove cidades de Portugal.

:: Confira aqui mais detalhes

? Durante o evento, postem suas fotos nas redes sociais (Instagram e Facebook) com a hashtag #tourvirtualportugalapcefsp, mostrando que estão participando do passeio.

?️ Confira um pouco, do muito, que será desvendado neste passeio por terras portuguesas:

 

ÓBIDOS

É o melhor exemplo de cidade medieval em Portugal, já que tem muitas das construções da época super bem conservadas pelas muralhas com mais de 2 km que circundam o centro histórico. A cidade é tão antiga que por ali já passaram romanos, mouros e visigodos. Óbidos, que significa cidade fortificada, teria sido fundada em 308 a.C. pelos celtas. Algo de bem típico de Óbidos é o licor de ginja, uma espécie de cereja local. Tradicionalmente ele é servido em um copo de chocolate meio amargo que dá o contraste perfeito com o sabor do licor.

PENICHE

Cidade litorânea localizada a pouco mais de 90 km de Lisboa. É uma vila de pescadores, que apesar de pequena possui vários atrativos interessantes como o Cabo Carvoeiro e outras belezas naturais que chamam a atenção. A cidade tem também a Praia dos Supertubos, uma das melhores praias para surfar na Europa e que recebe uma etapa do Campeonato Mundial de Surf (WSL).

NAZARÉ

Cidade litorânea com pouco mais de 10 mil habitantes. Em 2011, a cidade virou uma espécie de santuário para os surfistas de ondas gigantes quando Garrett McNamara surfou uma onda enorme ali. Não demorou muito para surfistas do mundo inteiro, inclusive a nossa tropa de elite com grandes surfistas como Carlos Burle e Maya Gabeira fazerem ponto ali todo final de ano à espera da onda perfeita, que pode chegar a até 30 metros de altura.

FÁTIMA

"

É o maior destino religioso de Portugal. Seu principal ponto de visitação é o Santuário de Fátima, centro de peregrinação cristã e um dos mais visitados destinos de turismo religioso do mundo. Só em 2017, quando se completaram 100 anos da primeira aparição da Virgem Maria às três crianças pastorinhas na região, Fátima recebeu quase 10 milhões de fiéis.

 

OUREM

Na povoação de Ourém é de visita obrigatória o Castelo de Ourém, os Paços do Conde e toda a Vila Medieval (cidade velha), na qual se encontra a parte alta da colina, com duas portas do estilo gótico. Vale a pena passear pelas ruas estreitas da vila medieval, que apresentam conjuntos arquitetônicos com os estilos gótico, manuelino, mudéjar, barroco e pombalino e visitar lugares como a Igreja Colegiada de Nossa Senhora das Misericórdias e o pelourinho de 1620.

ALCOBAÇA

Conhecida por seu belo e famoso Mosteiro, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, orgulho dos portugueses, e por ser o local onde está descansando o casal Inês e Pedro, o Romeu e Julieta em versão portuguesa.

COIMBRA

A cidade já foi capital de Portugal, serviu de palco para paixões trágicas e ainda hoje preserva uma série de objetos históricos, ruínas romanas, construções de diversos períodos arquitetônicos, casas de fado, lojas, bons restaurantes e doces tradicionais, como os pastéis de Santa Clara e de Tentúgal.

ÍLHAVO

Cidade nascida no mar, tem o mar como tradição. Possui uma vasta área verde de Mata Nacional e um extenso cordão litoral de praias de areal dourado, as belas praias da Barra e da Costa Nova.

AVEIRO

Famosa por ser a “Veneza de Portugal” devido aos seus canais e passeios em barcos charmosos chamados de “moliceiros”. Uma outra curiosidade é que a cidade é repleta de aves de vida selvagem, atraídas pela fartura de alimentos existentes na lagoa marinha.

 

Compartilhe: