Após quatro meses de trabalho, as famílias das comunidades de Cupira, Cocalzinho, Marajá, Pó e Rio da Naja, em Belágua (MA), vão começar a desfrutar das ações de sustentabilidade e melhoria das condições de vida que o Movimento Solidário, programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs, começou a implantar a partir de março. A inauguração dos projetos de suinocultura e psicultura, e de um poço artesiano acontece neste sábado (8), com a participação de diretores da Fenae, dirigentes de Apcefs e empregados da Fenae convidados para conhecer o projeto, além de representantes do governo do Estado, da prefeitura e lideranças comunitárias.

Nesta nova etapa do Movimento Solidário na cidade maranhense, serão contempladas 79 famílias, o que corresponde a 353 pessoas. Mas, o programa está mudando a vida de famílias carentes em Belágua desde 2015. Em três anos, quase 1200 pessoas foram beneficiadas com ações de saúde e instalação de projetos de geração de alimento e renda. Atualmente, essas comunidades estão alcançando a autonomia, gerenciando seus projetos e colhendo os frutos do trabalho coletivo.

A implantação de projetos de piscicultura, aviários de galinhas e codornas, e hortas comunitárias, buscou capacitar tecnicamente as famílias envolvidas, para que possam gerenciar coletivamente os projetos.

A escolha das cinco novas comunidades levou em conta os mesmos critérios usados para definir as comunidades anteriores. São eles: segurança alimentar, número de crianças desnutridas e condições gerais de saúde e carência. Belágua está entre os 30 municípios com menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Ao todo 20 comunidades mais carentes do município estão sendo atendidas pelo Movimento Solidário.

De março até agora, além de participar da construção de pocilgas, tanques de peixes e poço artesiano, os moradores das novas comunidades foram capacitados em associativismo e para trabalhar com os projetos de geração de renda.

“Estamos prestes a completar quatro anos da atuação do Movimento Solidário em Belágua. Graças à solidariedade dos colegas da Caixa, bem como o apoio de parceiros como a Wiz Soluções, o Governo do Maranhão e a Prefeitura, estamos melhorando as condições de vida das famílias carentes. Nosso intuito é propiciar ações de sustentabilidade que ajudem a mudar a situação difícil na região”, explica o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. As ações no município começaram a ser desenvolvidas em Julho de 2015.

Governo do Estado

O governo do Maranhão também tem apoiado as ações do Movimento Solidário em Belágua. Nesta sexta-feira (7), representantes da Fenae se reúnem com o secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, para tratar dos avanços do programa no município, construção de salas de aula e casas na zona rural, atendimento médico na região, dentre outras questões.

Participarão da reunião os diretores da Federação Moacir Carneiro (Sociocultural), Rachel Weber (Juventude), Giselle Menezes (Região Nordeste) e vice-presidente da Apcef/MA, e o diretor do Instituto Fenae, David Borges.

Confira a agenda de inaugurações:

07h10 – Inauguração do tanque de peixe na comunidade Cupira

08h40 – Inauguração do poço artesiano na comunidade Cocalzinho

10h30 – Inauguração do projeto de suinocultura na comunidade Marajá

12h00 – Almoço na comunidade Preazinho

13h30 – Inauguração do tanque de peixe na comunidade Rio do Naja

14h30 – Inauguração do projeto de suinocultura da comunidade Pó

Compartilhe: