Aos 32 anos, com duas filhas de nove e cinco anos de idade e professora de 23 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, Ana Clea Silva Carvalho se emociona ao dizer que graças à doação de cada empregado da Caixa, os quatro projetos desenvolvidos desde 2017 pelo Movimento Solidário mudaram para melhor a vida das 25 famílias que vivem em sua comunidade.  

  De todas as pessoas, mas principalmente das crianças, ressalta: “É muito gratificante ver como elas estão mais atentas, mais ativas, mais dispostas a aprender. Antes nem sempre comiam proteína, hoje o peixe está garantido; não sabiam o que era uma verdura, hoje comem várias, orgânicas, fresquinhas e gostam muito”.   

Ela é moradora de Preazinho, região rural de Belágua (MA), uma das comunidades contempladas com as ações do Movimento Solidário que visam melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município maranhense. Por decisão da comunidade, foi construído um poço artesiano, implantado um tanque de peixes, uma horta comunitária e a produção de mel de abelhas nativas sem ferrão.   

  Os recursos destinados ao programa, mais do que dar o peixe ou ensinar a pescar, proporcionou que a população criasse seu proprio peixe de maneira e perpetuar um ciclo de geração de emprego e renda. 

“A união é que faz a diferença, o movimento solidário trouxe conhecimento técnico, ajudou a comunidade a se organizar.  As famílias se revezam nos cuidados com os tanques, a horta e as colmeias e aprenderam muito, mas especialmente como é importante o compromisso de todos para melhorar a vida de cada um”, lembra Ana Clea, ao salientar que atualmente vendem o excedente da produção para as comunidades próximas e com a venda dos peixes já construíram outro tanque com recursos próprios. “Nada disso seria possível sem o primeiro ato de comprometimento, a doação do empregado Caixa de todos os cantos do país, e sempre agradeceremos a esse ato de amor ao próximo”, finaliza.   

Movimento Solidário  

  Compondo o eixo de iniciativas em desenvolvimento sustentável do Instituto Fenae Transforma, o Movimento Solidário é integrado com a cidadania e comprometido com o presente e com o futuro do país. As ações do programa são discutidas pela Fenae e seu Conselho Deliberativo Nacional, formado pelas 27 Apcefs. Os parâmetros para esse trabalho são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  

  O programa iniciou suas atividades em 2005. Os projetos de geração de emprego e renda foram realizados baseados nos anseios das comunidades, com a participação coletiva em todo o processo, desde a decisão de parceria até a implantação, trabalhando para aumentar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das regiões. 

Nesse período, o Movimento Solidário atuou em Caraúbas do Piauí, onde esteve por 10 anos. Desde 2015, a atuação segue em Belágua, no Maranhão.  O Movimento Solidário também esteve no Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ), onde foi realizada uma série de melhorias para o atendimento das crianças.

Compartilhe: