Um dos últimos povoados a receber intervenções do Programa Movimento Solidário no município de Belágua (MA), Pau Alto foi beneficiada com um tanque de peixe em 2019 e seus moradores já fizeram três “despescas”, cada uma com cerca de 1200 peixes. Segundo Paulo Santos, um dos pais das oito famílias que moram no local, os resultados são tão bons que eles já economizam recursos da venda dos peixes para construir mais um tanque.   

Além disso, acrescenta, com o uso dos dejetos do tanque como adubo, as hortas e plantas estão muito mais viçosas. “Como agora temos essa adubação, já estamos planejando plantar juçara (palmeira semelhante ao açaí), banana e coco para melhorar nossa alimentação e para também vender na cidade”, ressalta. Ao redor do tanque existente no local, a comunidade já plantou melancia, banana e abacates.  

“O empregado da Caixa nem imagina o quanto a sua doação mudou a nossa vida aqui. Agora cada um de nós, que mora aqui, percebeu que se todo mundo trabalhar junto, a gente pode mudar, com assistência e o pontapé inicial do Movimento Solidário. Por isso que eu digo que os que doam para a gente estão doando não só comida, mas esperança também de mudança”, afirmou.    

Em Pau Alto, 58 pessoas são beneficiadas com o projeto, um dos 46 já implantados nas comunidades rurais do município de Belágua, no Maranhão, um dos com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Desde 2015 o Movimento Solidário atua no município maranhense, e, entre os projetos de geração de emprego e renda estão tanques de peixes, hortas comunitárias, um apiário, poços artesianos, criação de galinhas e casa de farinha.   

Movimento Solidário

Compondo o eixo de iniciativas em desenvolvimento sustentável do Instituto Fenae Transforma, o Movimento Solidário é integrado com a cidadania e comprometido com  a promoção da soberania alimentar e da inclusão produtiva. As ações do programa são discutidas pela Fenae e seu Conselho Deliberativo Nacional, formado pelas 27 Apcefs. Os parâmetros para esse trabalho são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O programa iniciou suas atividades em 2005. Os projetos para promoção de segurança alimentar e inclusão produtiva foram realizados com base nos anseios das comunidades, com a participação coletiva em todo o processo, desde a decisão de parceria até a implantação, trabalhando para aumentar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das regiões.         

Nesse período, o Movimento Solidário atuou em Caraúbas do Piauí, onde esteve por 10 anos. Desde 2015, a atuação segue em Belágua, no Maranhão.  O Movimento Solidário também esteve no Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ), onde foi realizada uma série de melhorias para o atendimento das crianças.    

Campanha Ponto a Ponto    

Somente com as doações dos empregados Caixa o Programa Movimento Solidário consegue realizar projetos de impacto. Você pode realizar transferência bancária ou fazer sua doação via PIX. Basta utilizar a chave de email instituto@fenaetransforma.org.br ou o CNPJ 09.225.342.0001/84.

Você também pode dar um excelente destino àqueles pontos que estão parados, ou até mesmo próximos de expirarem no Mundo Caixa. Eles podem ajudar a concluir com chave de ouro o processo que iniciamos em Belágua! 

Entre em www.fenae.org.br/movimentosolidario, e faça sua doação! 

A partir de 50 pontos você já pode fazer parte de uma história marcada por muitas conquistas!

Compartilhe: