Mais uma escola recebeu 250 obras literárias novas, de forma totalmente gratuita. O programa Eu Faço Cultura, realizado pela Fenae e as Apcefs, entregou na segunda-feira (23) mais uma série de títulos da Biblioteca Renovada em São Paulo (SP). Dessa vez foi na EMEI Mariazinha Rezende Fusari, no Jardim Arpoador, na zona oeste da capital.

Moacir Carneiro, diretor Sociocultural da Fenae, participou do dia de festa no colégio, que atende 345 crianças do ensino infantil. “É emocionante ver a satisfação dos professores e alunos, e isso só acontece porque existe esse trabalho dos empregados da Caixa do Brasil inteiro. Vemos aqui, ao vivo, a democratização do acesso à cultura. E poder testemunhar isso é muito tocante”, afirmou.

“O livro foi um modificador na minha vida, contribuiu para que eu me constituísse como ser humano e cidadão. Por isso, minha expectativa é poder ajudar pais e filhos, e motivar os alunos a serem leitores”, opinou o diretor da escola, Luiz Antonio Farias. Ele completou: “Com essa doação, o trabalho de formação de leitor vai se ampliar com textos e questões racial, de gênero, por exemplo”.

A professora Neusa Ferraz, que apresentou um conto africano às crianças, acredita na importância de possibilitar, às mães e pais, ferramentas para estimular a leitura dentro de casa. “Durante 10 anos trabalhei em sala de leitura e acho muito importante esse hábito, pois você passa a entrar em um universo desconhecido. O livro faz aprender e pensar, e incentivo esse contato entre pais e filhos para propiciar um ambiente alfabetizador”, disse.

Biblioteca Renovada – Escolas públicas, ONGs e outras entidades podem fazer o pedido da entrega de livros pela plataforma do Eu Faço Cultura (www.eufacocultura.com.br), que atende diversas faixas etárias, de acordo com o público atendido pela instituição. Além dos livros, todo o processo de entrega também é garantido de forma gratuita pelo programa.

São beneficiários alunos de escolas públicas, desde a educação básica até o ensino técnico profissionalizante, sempre cadastrados via instituição de ensino; jovens entre 15 e 19 anos portadores da Identidade Jovem; maiores de 60 anos, pessoas com deficiência, microempreendedores individuais (MEI), beneficiários de programas sociais do governo federal (como o Bolsa Família, ProUni, Fies, Pronatec, Jovem Aprendiz, entre outros) e população de baixa renda em geral, cujo cadastro é feito via ONGs.

Sobre o Eu Faço Cultura – Com uma proposta inédita no Brasil, o Eu Faço Cultura compra ingressos/produtos de produtores culturais ou fornecedores de cultura e os distribui a pessoas de baixa renda com subsídio total do governo federal, por meio da Lei Rouanet. É uma iniciativa da Fenae e das Apcefs, com a participação de milhares de empregados da ativa e aposentados da Caixa, e com patrocínio da Caixa Seguradora e da Wiz.

O maior diferencial do programa é a ampla oferta de produtos culturais gratuitos oferecidos de maneira simples e prática por meio de uma plataforma virtual. Para quem produz basta cadastrar seu projeto e aguardar a aprovação dos documentos que comprovam a legitimidade e qualidade do seu produto. Os beneficiários só precisam efetuar o cadastro para poder resgatar seus ingressos. Os perfis atendidos pelo Programa vão desde pessoas com deficiência, idosos, microempreendedores individuais e pessoas de baixa renda até instituições beneficentes e escolas públicas.

Fonte: Fenae

Compartilhe: