No dia 28 de junho é celebrado no mundo todo o Dia do Orgulho LGBTQIA+, um dia de luta pelo respeito à diversidade.

A celebração nasceu em homenagem ao trágico dia de 28 de junho de 1969 quando na cidade de Nova York, EUA, a polícia realizou violenta repressão no bar Stonewall Inn onde muitos homossexuais e transexuais se reuniam.

A ação ocorreu apesar da proibição de homossexuais se reunirem publicamente ter sido revogado em 1966. A repressão, que levou diversas pessoas à prisão, culminou em uma revolta que durou dias pelas ruas da cidade e repercutiu internacionalmente sendo considerada um marco na luta pelos direitos LGBTQIA+.

A sigla LGBTQIA+ engloba lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer (pessoas que transitam entre as noções de gênero), intersexo e assexuais. O símbolo + representa outros grupos e variações de sexualidade e gênero como, por exemplo, os pansexuais.

“Este é um dia de luta, luta pelo direito de amar e existir sem medo de ser quem é, um direito básico que ainda é negado a tantas pessoas que diariamente são alvo de preconceito e violência”, ressaltou André Sardão, secretário de políticas sociais da APCEF/SP. “Importante lembrar que a APCEF/SP tem trazido o tema à pauta porque representa e respeita as diferenças e os bancários LGBTQIA+. Além disso, está representada no Conselho Municipal LGBT da cidade de São Paulo, com o objetivo de lutar para construir e melhorar o debate na sociedade e não somente dentro do banco”, completou.

Compartilhe: