Solidariedade e gratidão foram as palavras mais citadas durante a sessão solene da Câmara de Vereadores de Belágua, realizada nesta segunda-feira (16), por ocasião de cerimônia de concessão de título de cidadão Belaguense ao presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, à diretora da Região Nordeste da entidade e vice-presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Maranhão (Apcef/MA), Giselle Menezes e à coordenadora dos projetos e analista da Fenae, Denise Viana. O auditório da Casa Legislativa municipal foi ocupado por líderes comunitários, diretores da Fenae, representantes de Apcefs, secretários do governo do Estado do Maranhão, secretários municipais e representantes da prefeitura municipal.

Participaram da solenidade o vice-prefeito de Belágua, Norton Nazareno; o secretário de Direitos Humanos e de Participação Popular do Maranhão, Francisco Gonçalves; o adjunto e coordenador do programa Mais IDH, Bruno Lacerda;  os presidentes das Apcefs , Gloria Araujo (Piaui), Krumaré Zacariotti (Tocantins), Iran Neves (Amapá); a vice-presidente da Apcef/PI, Hortência Oliveira; o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Medeiros; os diretores da Fenae, Moacir Carneiro e José Tanaka; o diretor do Instituto Fenae, David Borges, a diretora da Apcef/DF, Celeste Fonseca; além de secretários de governo de Belágua.

Emocionado, Jair Pedro Ferreira foi o primeiro a receber o título das mãos do vice-prefeito, Norton Nazareno. “É uma honra grande estar recebendo essa homenagem da Câmara de Vereadores e do povo de Belágua.  Todo o trabalho desenvolvido pelo Movimento Solidário só tem sido possível graças ao engajamento dos empregados da Caixa, que apoiam nossas ações com doações e têm acreditado na importância do programa, além do apoio dos parceiros como o governo do Maranhão e a prefeitura municipal. Mas gostaríamos de fazer um agradecimento especial às comunidades, que nos receberam e acreditaram que é possível mudar a realidade que vivem”, disse o presidente da Fenae.

Jair Ferreira lembrou que a Fenae defende uma sociedade inclusiva. “Não podemos permitir desrespeito às mulheres, negros e às populações mais carentes. Em nome da Diretoria da Fenae e das Apcefs agradecemos a homenagem.  A perspectiva de dias melhores nos contagia para nos empenharmos cada vez mais para que mais comunidades possam ter mais benefícios”, acrescentou.

A diretora da Região Nordeste da Fenae e vice-presidente da Apcef/MA, Giselle Menezes, ratificou o apoio dos parceiros e fez um agradecimento às Apcefs que aprovaram a indicação de Belágua, para ser atendida pelas ações do Movimento Solidário. “Quero externar minha gratidão ao vereador Carlos e demais vereadores, por esse reconhecimento ao trabalho do Movimento Solidário. Estamos felizes pelos resultados alcançados até agora”.

A analista da Fenae, Denise Viana, também agradeceu a confiança da Diretoria da Fenae e das Apcefs, governo do Estado e prefeitura e as lideranças comunitárias. “Temos aqui mais de 80 líderes comunitários, que representam as mais de 20 comunidades adotadas pelo Movimento Solidário desde julho de 2015. A união e solidariedade dos moradores dessas comunidades têm sido fundamentais para o sucesso do programa”, disse.

Representante do governador do Maranhão, Flávio Dino, o titular da secretaria de Direitos Humanos destacou que o Movimento Solidário representa um gesto de extrema solidariedade dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal. “Acreditamos que um projeto de Nação passa pelo enfrentamento das desigualdades. Não podemos crescer como Nação enquanto têm pessoas passando fome em nosso país”, disse Francisco Gonçalves. O secretário estadual também destacou que as melhorias para as populações carentes do Brasil passam pela defesa da Caixa como banco público e fomentador do desenvolvimento econômico e social.

Autor do requerimento para concessão dos títulos de cidadão de Belágua, o vereador Carlos Alberto Alves Reis agradeceu à Fenae por ter adotado o município. “Todos vocês terão nossa eterna gratidão por estarem contribuindo para melhorar a vida das nossas comunidades carentes. Nossos agradecimentos ao presidente da Fenae, à Giselle, a Denise e todas as pessoas que fazem esse bonito projeto”.

O vice-prefeito, Norton Nascimento, também defendeu a importância do Movimento Solidário para a redução das desigualdades econômicas e sociais no município. “Quando assumimos o município tínhamos conhecimento dos problemas e de que sozinhos não poderíamos enfrentar as dificuldades. Por isso, só temos a agradecer aos parceiros como a Fenae. Agradecemos também o governo do Estado por incluir Belágua no Programa Mais IDH. Temos convicção de que sozinhos não é possível vencer essa batalha”.

Compartilhe: