O poder da solidariedade chegou às famílias carentes de Belágua (MA) através de várias iniciativas do Movimento Solidário, programa de responsabilidade social da Fenae e Apcefs. Uma delas foi levar assistência à saúde de moradores dos povoados que até então estavam praticamente esquecidos pelo poder público.

Uma campanha emergencial em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura viabilizou a realização de 1.200 consultas oftalmológicas e 600 exames de sangue. Durante quatro dias de mutirão, dois oftalmologistas e mais 15 pessoas envolvidas, entre auxiliares de saúde, motoristas e voluntários participaram de um esforço concentrado para atender  crianças, adultos e idosos.  

Os exames oftalmológicos trouxeram alívio para crianças que não conseguiam evoluir nos estudos ou idosos que não conseguiam enxergar direito em virtude de problemas que podiam ser corrigidos com o uso dos óculos de grau. Rose Santos, dona de casa e moradora do povoado Mosquito, foi uma das 484 pessoas que receberam óculos de grau gratuitamente na ação realizada pelo Movimento Solidário em 2017. “Fazia tempo que vinha reclamando da vista cansada e de dificuldade para enxergar de longe”, disse ela em entrevista à Fenae durante o mutirão de consultas. 

“O diferencial dessa ação do Movimento Solidário em relação a outras realizadas antes é que pela primeira vez equipes médicas chegaram aos povoados cujo acesso era muito difícil. Foi feito todo um esforço para contemplar comunidades que ficam distante da sede do município”, ressalta o agente de saúde, Carlos Alberto Alves Reis.  

Segundo ele, outras ações de saúde foram desenvolvidas nas comunidades. Além de fazer um levantamento das necessidades de vacinação das crianças e adultos, foram realizadas palestras sobre planejamento familiar, noções básicas de cuidados com a higiene e manejo de animais domésticos para evitar contaminações, entre outros. 

Projetos

Em paralelo com as ações de promoção da saúde, o Movimento Solidário implantou nove projetos de desenvolvimento sustentável nas comunidades Mocambo, Jabuti, Santa Maria e Pilões. Foram beneficiadas 142 famílias e impactadas 530 pessoas com ações de psicultura, avicultura e horticultura, com investimento de R$ 57 mil.

“Ao contrário do que aconteceu em Caraúbas do Piauí (primeira cidade adotada pelo Movimento Solidário), em Belágua a atuação foi focada na área mais rural, contemplando os mais pobres daquele município. Isso torna também mais visível o trabalho que vem sendo realizado e os seus impactos”, avalia a Diretora de Impacto Social da Fenae, Francisca de Assis Araújo.

Nestes cinco anos do Programa  Movimento Solidário em Belágua, foram implantados 42 projetos nas 27 comunidades rurais atendidas e um telecentro na sede do município, com o investimento total de mais de R$ 616 mil.

Se você deseja saber mais sobre o Movimento Solidário ou fazer doação acesse: www.fenae.org.br/movimentosolidario

Compartilhe: