Com 19 anos de idade, a jovem Tamiles Carvalho, Preazinho, diz que desde que o Movimento Solidário chegou em Belágua (MA) percebeu que “precisava” fazer algo para ajudar. Desde 2015 ela doa seu tempo e aptidões na conscientização das famílias, acompanhando os resultados, e foi determinante na criação da marca de mel Flor Mirim, da criação de abelhas sem ferrão da sua comunidade.

“Comecei a me interessar pela iniciativa porque eu vi que ela era muito importante, não só para minha comunidade, mas também para as outras, que sofriam com alimentação deficiente, falta de água potável. Agora, os projetos, acessíveis a todos, fazem muita diferença na vida das pessoas, no dia-a-dia delas. Eu gosto de fazer parte disso, de saber que contribui de alguma forma”, comenta Tamiles. Como ela, dezenas de outras pessoas no município dedicam parte do seu tempo no auxílio voluntário às comunidades atendidas. 

“Para dedicar, sem remuneração, um tempo que poderia ser investido em assuntos pessoais, o indivíduo precisa estar afetivamente ligado a causa para a qual decide se voluntariar”, afirma Denise Alencar, coordenadora do Programa Movimento Solidário, que destaca o comprometimento de todos com a definição e sucesso dos projetos viabilizados e que melhoraram a vida e economia do município.  

 Executado pelo Instituto FENAE Transforma, o Movimento Solidário é o programa de desenvolvimento sustentável que congrega centenas de trabalhadores da Caixa em prol da melhoria da qualidade de vida das populações em áreas carentes de maior investimento.

“Realizamos campanhas de captação para executar projetos estruturantes nas localidades em que atuamos, mas são as pessoas que dedicam seu tempo em prol da melhoria de suas comunidades que garantem o sucesso da iniciativa”, completou Denise. 

No dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntário e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa agradece a dedicação de todas as pessoas que aplicam parte de seu tempo e de suas habilidades para promover as transformações que a sociedade brasileira necessita.  

Compartilhe: