Edição: 107
Com o país no desmanche – em 2016, menos 4,35% do PIB, em estimativa do Banco Central, perda real no comércio de 6,2% e de 5% em serviços, segundo o IBGE. O Comitê de Política Monetária (COPOM) reduziu a taxa básica de juros (SELIC) de 13% a 12,25% ao ano. Mas a taxa real, calculada pela diferença entre a taxa contratada e a variação da inflação futura, não deve cair tanto (Tabela 1). De toda forma, nota do COPOM traz o aviso: “O Comitê destaca a importância da aprovação e implementação das reformas, notadamente as de natureza fiscal, e de ajustes na economia brasileira para a sustentabilidade da desinflação e para a redução de sua taxa de juros estrutural”. Entendido?

E por falar em desmanche

Na região metropolitana de São Paulo, o desemprego alcançou 17,1% em janeiro de 2017, segundo Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE/SEADE. O índice corresponde a 1,8 milhão de cidadãos que integram a população economicamente ativa. É o maior desemprego desde janeiro de 2007, ano cuja marca foi 14,4%, equivalente a 1,4 milhão de trabalhadores sem trabalho contratado.

Desemprego maior para a população negra

A Pesquisa de Emprego e Desemprego destaca, também, a taxa de desemprego segundo a Raça/cor declarada. Ao menos desde 2007, data inicial da comparação, a população negra enfrenta índices de desemprego superior ao grupo denominado não negro. As diferenças não são desprezíveis. Em janeiro de 2017, a maior delas, 5,4 pontos porcentuais.

Compartilhe: