Os empregados da Caixa de todo o Brasil se mobilizarama, nesta quinta-feira (24), no Dia Nacional em Defesa Do Saúde Caixa. Desde 2004, a Caixa paga 70% das despesas assistenciais e aos usuários cabem os outros 30%. 

Em janeiro, o Ministério do Planejamento publicou as resoluções CGPAR 22 e 23 por meio das quais determina que as estatais reduzam despesas com a assistência à saúde de seus trabalhadores.

Logo depois, no mesmo mês, o Conselho de Administração da Caixa aproveitou e alterou o estatuto do banco de acordo com essas resoluções.

O resultado seria a retirada de uma série de direitos, tornando o Saúde Caixa mais caro e inacessível para muitos empregados e principalmente para os aposentados. Mas a organização da categoria bancária ao lado dos seus sindicatos, não permitiu a retirada de direitos. 

Clique aqui para ver a galeria nacional de fotos do Dia Nacional em Defesa Do Saúde Caixa.

O Saúde Caixa acumulou superávit que chegava a R$ 670 milhões em 2016. Dados mais recentes permanecem restritos à gestão do banco, que não deu ainda a devida transparência ao relatório atuarial de 2017.

Compartilhe: