No último dia 5, entidades representativas do pessoal da Caixa reuniram-se para fazer um balanço da campanha Saúde Caixa: Eu Defendo e definir novas ações.

Entre as iniciativas estão a definição de junho como “mês do Saúde Caixa” e a indicação do dia 20, quarta-feira, como dia de luta em defesa do plano de saúde. “É importante que todos participem das manifestações em defesa do plano de saúde, tanto empregados da ativa como aposentados”, convocou a diretora da APCEF/SP Ivanilde de Miranda. “Consulte o Sindicato de sua base e participe dos atos propostos”, lembrou.

Mais uma aliada – A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), empregada da Caixa, protocolou um Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018) para sustar as recentes resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), especialmente, a resolução 23.

A parlamentar defende que a resolução viola direitos assegurados em acordos coletivos de trabalho, estatutos e convenções que regulam as entidades de autogestão de saúde.

“É importante que a luta em defesa do Saúde Caixa seja ampliada. O apoio parlamentar soma-se a nossa luta neste momento em que as ameaças ao plano são parte de uma estratégia para retirar direitos dos trabalhadores e desestruturar o único banco 100% público do país”, ressaltou a diretora da APCEF/SP.

As resoluções do governo e a recente alteração no Estatuto da Caixa propõem um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação da Caixa nessas despesas, à revelia do modelo de custeio previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que vigora até agosto.

Usuários apoiam PDC 956/18 – Está disponível, no site da Câmara dos Deputados, uma enquete sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018). Acesse e dê sua opinião.

Cartilha – A APCEF/SP elaborou uma cartilha intitulada “Saúde Caixa: conhecer para defender” sobre o assunto, disponível para download aqui (PDF).

Compartilhe: