Tomaram posse nesta quarta-feira (15) os novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa (CUSC). Vencedora do pleito que aconteceu em janeiro com 71% dos votos, a Chapa 1 – “Movimento pela Saúde” terá um mandato de 36 meses. Na reunião, os conselheiros eleitos, formados por representantes de todas as regiões do país, reiteraram o compromisso com o Saúde Caixa e a defesa do plano para todos os empregados do banco público sempre com o foco na sustentabilidade, eficiência e transparência. 

“Espero que tenhamos aqui as melhorias que a gente tanto precisa. Estaremos sempre vigilantes. “, reforçou Francisco Pugliesi, coordenador no Conselho de Usuários (Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região). Ele disse ainda que é preciso enfatizar a luta de cada empregado para manter o Saúde Caixa e ressaltou o desafio que os usuários têm pela frente para derrubar a Resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), uma herança do governo Bolsonaro.

CGPAR 42 retoma a discussão sobre custeio de planos de saúde – a participação da empresa estatal federal no custeio de planos de saúde não poderá exceder a 50% da despesa. O assunto, que também estava na Resolução 09 e é um dos temas da CGPAR 23, já debatido no Congresso Nacional por meio do projeto da deputada Erika Kokay (PDL 342) que derrubou a CGPAR 23.

Os conselheiros destacaram a grandeza do Saúde Caixa, mas reiteraram a reivindicação do olhar para o credenciamento de profissionais para o plano. Segundo os eleitos, cidades do interior são as que mais sentem dificuldade para encontrar profissionais que atendam ao Saúde Caixa.

“Nossa proposta é que tenha um Comitê Regional de credenciamento e descredenciamento e, assim, acompanhar mais de perto os problemas do Saúde Caixa”, destacou Pugliese.

Outra reivindicação dos conselheiros foi a necessidade de uma reunião extraordinária para avaliação do Relatório Atuarial do plano. A reunião já havia sido solicitada pela gestão anterior, mas a Caixa respondeu que não haveria o encontro e enviou um e-mail aos conselheiros com respostas evasivas. Por esse motivo, os eleitos solicitaram novamente a reunião, além da necessidade de mais transparência nas informações para que os eleitos consigam atuar com informações consistentes. O Conselho de Usuários solicitou ainda que os membros anteriores possam participar da reunião como ouvintes. 

A Caixa destacou ainda que as reuniões com Associações de aposentados para levar mais informações aos aposentados e as regras principais dos planos irão continuar. O objetivo é ouvir as dúvidas dos aposentados sobre o plano e poder sanar todas as dúvidas do público.

No encontro, membros do CUCS informaram à gestão do Saúde Caixa que as cobranças retroativas que realizadas pelo plano estão gerando dúvidas entre os usuários. Neste caso, é fundamental que os usuários respondam à Caixa, quando forem contatados, e busquem as informações necessárias para negociar o valor, resolver ou mesmo contestar as cobranças.

Calendário
No encontro, também foi apresentado o cronograma de reuniões de 2023. O Conselho do Saúde Caixa se reúne trimestralmente. Todas as reuniões acontecerão das 9h às 13h.

1ª reunião – 15 de março
2ª reunião – 28 de junho
3ª reunião – 20 de setembro
4ª reunião – 06 de dezembro

Confira aqui os Conselheiros:

Titulares:
Francisco Carlos Pugliesi (Ativo)
Rafael Mesquita Rodrigues da Cunha (Ativo)
Humberto Passos Coelho (Ativo)
José Zani Carrascosa (Aposentado)
Marcia Boiczuck Lacerda Krambeck (Aposentada)

Suplentes:
Antonio Sancho De Carvalho Araújo Filho (Aposentado)
Adeir José da Silva (Aposentado)
Claudio José Teixeira Cerqueira (Ativo)
Marcos Roberto Meneguello Pereira (Ativo)
Leila Aparecida Costa (Aposentada)

O que é o Conselho de Usuários do Saúde Caixa?
O Conselho de Usuários foi criado em 2003 e tornou-se um importante instrumento para dar maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde dos empregados da Caixa. O fórum não possui caráter deliberativo e é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

 

Compartilhe: