Sem novidade na terceira reunião do ano e, primeira após a Campanha Nacional, do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, ocorrida em Brasília, na quarta-feira, 19.

Os representantes da Caixa mantiveram a atitude de não entregar os relatórios solicitados pelos conselheiros eleitos.

Representante da empresa que ganhou a licitação para elaborar relatório atuarial do Saúde Caixa, a Vesting Consultoria Atuarial, restringiu-se a somente apresentar a metodologia aplicada na elaboração do documento. “A apresentação também foi parcial, pois o relatório ainda precisa ser validado nas instâncias da Caixa”, diz a diretora da APCEF/SP e membro do Conselho, Ivanilde de Miranda.

Outra pauta foi informar quanto as adequações no Saúde Caixa e ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018-2020, inclusive, às mudanças em termos de manual normativo, em especial o MN RH221.

As informações financeiras do primeiro semestre de 2018, números da Central de Atendimento e uma prévia do diagnóstico elaborado pela consultoria atuarial contratada pela Caixa, novamente, apenas foram apresentadas em power point.

“Os representantes eleitos persistem, em todas as reuniões, à cobrança dos documentos para Caixa, pois sem os relatórios financeiros e gerenciais ficam prejudicados o acompanhamento e a análise do desempenho financeiro do programa de assistência à saúde”, destaca Ivanilde de Miranda.

Retrospecto – Na primeira reunião de 2018 do Conselho, ocorrida em 26 de abril, os representantes dos empregados cobraram a apresentação dos relatórios e, diante da negativa dos representantes da Caixa, os conselheiros eleitos protestaram e entregaram Carta de Repúdio frente à postura intransigente da empresa.

Na segunda reunião, ocorrida em 20 de junho, a Caixa informou que deixou de arrecadar cerca de R$ 21 milhões em mensalidades, referente ao exercício de 2017.

>> A próxima reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa está prevista para 12 de dezembro de 2018.

Clique aqui e acompanhe as notícias sobre o Saúde Caixa no hotsite especial que a APCEF/SP fez para os empregados da Caixa.

Compartilhe: