Você sabe o que é Libras? Não?! Então confira a mais nova série de pílulas da Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, com dicas rápidas sobre o que é, como surgiu e como funciona a Língua Brasileira de Sinais.

As pílulas sobre Libras já estão no ar na Rede do Conhecimento. Essa comunicação por gestos, expressões faciais e corporais é utilizada pela comunidade surda. Desde 24 de abril de 2002, através da lei nº 10.436, a Libras atua como uma importante ferramenta de inclusão social.

Para dicas sobre o uso e a regulamentação da língua na modalidade gestual-visual, basta assistir aos vídeos do professor Lucas Grando, filho de pais surdos e intérprete na empresa Quero Libras, que aplica treinamentos e workshops em língua de sinais. Foi com os pais, aliás, que Lucas aprendeu a língua de sinais.

Os empregados ativos, aposentados e pensionistas da Caixa Econômica Federal, que são associados a uma das 27 Associações do Pessoal do banco público (Apcefs) de todo o país, têm a chance de se aprofundar no tema, com acesso a fatos e curiosidades a respeito da Língua Brasileira de Sinais. Também são dadas informações sobre os surdos, além de algumas frases e palavras que a comunidade pode aprender usando os sinais.

Ao todo são 10 pílulas, com temática variada e abrangente. Eis o conteúdo dos vídeos: o que é Libras; surdo, mudo ou deficiente auditivo; surdos sabem português; dia a dia dos surdos; atendendo surdos; surdos e a educação; surdos e o mercado de trabalho; recursos assistidos; alfabeto e acessibilidade e ciclo de invisibilidade.

Nesse conjunto de pílulas, é possível saber mais sobre como os surdos no Brasil afirmam a busca pelo direito do indivíduo surdo ser diferente nas questões sociais, políticas e econômicas que envolvem o mundo do trabalho, da saúde, da educação, do bem-estar social.

Um espaço de luta pelo reconhecimento da Libras e das identidades surdas reflete-se no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorado em 24 de abril. Desde 2002 a data marca o momento em que a Libras foi reconhecida e regulamentada por legislação.

:: Para mais informações sobre o tema, acesse a Rede do Conhecimento e confira as pílulas sobre os direitos da comunidade surda.     

Compartilhe: