Desenhar pressupõe sensibilidade misturada com os sentidos de perspectiva, ângulo, profundidade, luz e sombra na hora do desenhista produzir seus trabalhos. Exatamente para fazer muitas coisas cotidianas da maneira mais artística possível é que a Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, abre nova temporada de cursos amplos e plurais para quem quiser desenvolver diferentes habilidades, melhorar a qualificação profissional ou descobrir uma nova vocação.

Nessa plataforma, há desde cursos de ilustrações voltadas para o entretenimento, arte digital, noções relativas ao ofício da pintura, ideias ou ações inovadoras e criativas ou até mesmo desenho como um hobby, sem pretensões de ganho financeiro. As opções disponibilizadas abarcam áreas de interesse como artes, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento pessoal.

Dessa vez os cursos em destaque estão no formato de ilustração digital, introdução à pintura, criatividade e inovação e desbloqueio criativo. Seja como for, os empregados e as empregadas da Caixa associados ou associadas às Apcefs e seus dependentes são convocados a se jogar na Rede do Conhecimento, para descobrir um novo passatempo, um novo talento ou, quem sabe, uma segunda profissão.

Para acessar os conteúdos disponíveis, basta os interessados terem o login Fenae (antigo Mundo Caixa) com CPF e senha. A oferta dos cursos visa homenagear o pessoal da Caixa que, em algum ou outro momento, atua ao mesmo tempo e de forma articulada como profissional e artista que encantam e fascinam com seus traços e criatividade.

Na Rede do Conhecimento, o momento para desvendar os segredos da ilustração digital, da introdução à pintura, da criatividade e inovação e do desbloqueio criativo é oportuno e coincide com o Dia Mundial do Desenhista, comemorado em 15 de abril. A data celebra o nascimento do cientista italiano Leonardo da Vinci, autor de obras como “A Última Ceia” e “Mona Lisa” e o maior gênio do Renascimento – movimento de ordem artística, cultural e científica que ocorreu na Europa na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, nos séculos 14, 15 e 16.

Cursos demandados

Na plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, o curso sobre ilustração digital tem a ver com estudo, análise, prática e um bom “workflow”, mais até do que com dom. Os alunos terão a chance de conhecer e aprofundar os principais processos artísticos, buscando unir desenho tradicional com arte digital. Cada módulo desse curso pretende explorar diferentes técnicas e recursos da ilustração digital que podem ser utilizadas tanto para uso profissional quanto pessoal. O instrutor é Rafael Pen, professor de arte digital na Panamericana Escola de Arte e Design.

No curso de introdução à pintura, recomendado para iniciantes que buscam desenvolver-se dentro do universo da pintura e produzir obras autorais, sabendo ou não desenhar, serão estimuladas habilidades com base na adaptabilidade, capacidade de observação, criatividade, improvisação, percepção e intuição. As técnicas referentes à introdução à pintura serão apresentadas pelo instrutor Celso Orsini, que é pintor e graduado pela Fundação Álvares Penteado de São Paulo. Em seus trabalhos, Orsini faz referências às Minas Gerais e dá ênfase a formas construtivas.

Outro conteúdo disponibilizado na Rede do Conhecimento é o de criatividade e inovação, com instrução da professora Elisa Leão, doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Esse curso irá apresentar aos participantes a era dos profissionais de criatividade, além de demonstrar como explorar essa criatividade no contexto de empresas públicas, privadas ou no formato individual.

Se o associado ou não-associado das Apcefs deseja ter mais e melhores ideias, o curso sobre desbloqueio criativo é para você. Para ajudá-lo nesse despertar e desbloqueio de novas perspectivas, o instrutor convidado é Henrique Szklo. Ele é professor de criatividade, escritor, palestrante e entusiasta de processos e metodologias criativas. Durante esse curso, serão desenvolvidas diversas ferramentas e modelos de pensamento para desbloquear o “eu criativo” do aluno, a partir de uma metodologia baseada em muitos exercícios e práticas.

Informações sobre a plataforma

Incentivadora da formação e do crescimento profissional e pessoal dos empregados e das empregadas da Caixa, a Rede do Conhecimento surgiu em 25 de outubro de 2016 e, desde então, alcançou mais de 100 mil matrículas. Esses números, mais do que mil argumentos, comprovam o reconhecimento e a valorização da plataforma de educação da Fenae e das Apcefs pelo pessoal do banco público.

Desenvolvida para os associados e as associadas de todas as Apcefs, a Rede do Conhecimento disponibiliza mais de 100 cursos nas mais diversas áreas de interesse: bancários, marketing, idiomas, liderança, tecnologia, finanças, economia criativa ou colaborativa, artes, fotografia, desenho, desenvolvimento pessoal, gastronomia e jardinagem, entre outras opções.

Mas atenção: quem ainda não é filiado a uma entidade associativa e quer assim proceder, basta acessar o endereço eletrônico www.fenae.org.br/associacao e se associar a uma das 27 Apcefs país afora. Também, nesse canal, é possível incluir dependentes. As novidades da Rede do Conhecimento podem ser conferidas pelo portal www.fenae.org.br/rededoconhecimento, bastando para isso fazer o login Fenae (antigo Mundo Caixa) com CPF e senha. 

Compartilhe: