Foto: dirigentes da APCEF/SP participaram de passeata no dia 30 de setembro, pelo centro velho da capital, dentro das mobilizações da Campanha Salarial 2011

Depois de 21 dias de paralisação e pressão, bancários arrancam propostas dignas dos patrões

A forte mobilização da categoria bancária desde 27 de setembro – data de início da greve no País inteiro – arrancou, dos banqueiros e da direção da Caixa, propostas que contemplam algumas das principais reivindicações dos empregados.
Entre as conquistas da Campanha Salarial estão aumento real de 1,5% e valorização dos pisos.Na Caixa, o reajuste foi de 11,55% nos pisos e de 9% nas demais verbas. Também houve a extinção da referência 201. Agora, o empregado ingressa no banco na referência 202 (ver tabela abaixo) e, após os primeiros 90 dias, passa para a 203.
A greve – foram 21 dias de paralisação, com maciça adesão dos empregados da Caixa de todo o País. Na capital paulista, praticamente todas as unidades permaneceram fechadas ou atenderam parcialmente durante o período de greve, engrossando o movimento paredista.
No interior, a adesão à greve também foi grande, o que reforçou a mobilização e foi primordial na pressão aos patrões.
Manifestações – durante o período de paralisação, os bancários realizaram diversos atos em protesto contra o silêncio dos banqueiros e à falta de proposta por 21 dias. No início do movimento paredista, em 30 de setembro, bancários e funcionários dos Correios – também em greve, na época – realizaram uma passeata pelo centro velho da capital paulista, com a participação de mais de 8 mil trabalhadores, entre eles, dirigentes da APCEF/SP. As categorias, unidas, pediam melhores salários e condições de trabalho dignas.
Em 11 de outubro, os representantes dos trabalhadores convocaram os bancários a participar de um ato na Praça do Patriarca, no centro da capital, para exigir uma proposta decente dos patrões. Na ocasião, os participantes vestiram vermelho para protestar contra a intransigência dos banqueiros e da direção da Caixa nas negociações.
“Parabéns a todos os bancários, que se mantiveram firmes nos 21 dias de mobilização e de forte pressão dos banqueiros. Foi a nossa união que conseguiu arrancar novas propostas, com conquistas importantes”, ressaltou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto. “Vale lembrar que há vários itens acordados com a direção da Caixa, os quais demandarão debates posteriores. Por isso, a força demonstrada na Campanha Salarial tem de ser permanente”, concluiu.

Compartilhe: