No sábado, 26, no Centro de Eventos da APCEF/SP, empregados do banco público participaram do 1º Seminário Estadual Saúde Caixa e Saúde Mental dos Trabalhadores da Caixa.

O empregado Eduardo Hideak Sato queria saber sobre os rumos do Saúde Caixa, já Felipe Nascimento de Almeida se interessou pelo tema Saúde Mental.

Mesmo com focos diferentes, os dois participaram do Seminário com a mesma atenção para os dois temas, que se correlacionam.

“Quero mais detalhes da situação do Saúde Caixa e a questão da sustentabilidade. E sei que o assunto sobre Saúde Mental também é muito importante. Vejo no dia a dia o sofrimento dos colegas pressionados pelo GDP”, afirma o empregado da agência Vila Friburgo, que incorporou função e agora trabalha como técnico bancário, Eduardo Sato.

:: Saúde Mental

A diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus apresentou os resultados da pesquisa nacional da Fenae denominada “Saúde do Trabalhador e Realidade dos Trabalhadores da Caixa”.

“A pesquisa mostra que muitos empregados estão sofrendo em silêncio. O número de abertura de CATs (Comunicado de Acidente de Trabalho), por exemplo, não é compatível ao número de pessoas que revelam sofrer sobrecarga no trabalho e de ter adquirido algum problema de saúde decorrente do trabalho”, destaca a diretora da Fenae.

:: Acesse aqui a Pesquisa

As psicólogas Carolina Grando e Tássia Almeira mostraram quadros que levam os empregados ao adoecimento e as possíveis alternativas para dar sentido a vida funcional.

“O que podemos fazer para melhorar? Restabelecer laços, ter contato com as pessoas, voltar a “sermos mais humanos”, retomar o sentido do trabalho para sua vida e, especialmente, reconhecer que precisa de ajuda e abrir canais de conversas sobre Saúde Mental”, reforça Tássia.

:: Não Sofra Sozinho

O assessor da Fenae, Plínio Pavão e a diretora Fabiana Matheus (vídeo) apresentaram o Projeto de Saúde Mental: “Não Sofra Sozinho”, que a Federação lança em parceria com a UnB (Universidade de Brasília).

:: Acesse aqui o folder da Campanha.

“A campanha “Não Sofra Sozinho” nasce da necessidade de cuidarmos uns dos outros e temos a intenção de levar este debate para os empregados da Caixa de todo país”, diz Pavão.

:: Anapar

“A Anapar (Associação Nacional de Fundos de Pensão) trabalhava apenas aos seus participantes junto aos fundos de pensão. Em razão das Resoluções CGPAR 22 e 23, que manda alterar a relação de trabalho entre empresa e empregados com referência à saúde de autogestão, a Anapar está ampliando sua atuação para fortalecer sua representatividade e dar sequência ao debate dessas resoluções”, afirma Francisca de Assis Araújo, diretora da Fenae e de Saúde da Anapar.

Ela participou do painel: “A luta conjunta dos Trabalhadores das Estatais em Defesa das Autogestões em Saúde”.

:: Saúde Caixa

A diretora da APCEF/SP e conselheira do Saúde Caixa, Ivanilde de Miranda (vídeo) mostrou os números do Saúde Caixa, que envolvem a sustentabilidade do programa de saúde, números com relação ao plano de custeio e a viabilidade do Saúde Caixa para todos os usuários ativos e aposentados.

“A Caixa acaba de divulgar o relatório de Administração do Saúde Caixa e nós, trabalhadores, precisamos ter uma referência para analisar este documento. Estas informações serão colocadas a partir das perspectivas dos trabalhadores, da defesa e garantia da saúde dos trabalhadores”, explica a diretora da APCEF/SP.

O advogado Paulo Roberto Alves da Silva, assessor jurídico da Fenae, encerrou o Seminário com o painel: “Aspectos jurídicos da CGPAR 23”.

“Tratamos no Seminário da repercussão das regras da CGPAR 23 sobre a assistência médica dos empregados da Caixa, desde a competência do órgão CGPAR para estabelecer uma resolução disciplinadora até os entraves que criou para a negociação coletiva dos trabalhadores”, destaca o advogado.

Para a assessoria jurídica da Fenae, o órgão não tem competência para formular essa Resolução e é uma ameaça aos direitos adquiridos, quando restringe a assistência médica aos aposentados e não permite aos novos empregados o acesso ao programa.

:: Caixa 100% Pública

“Defender nossos direitos é defender a Caixa. Precisamos sem medo e sem vergonha defender nossos direitos. Estamos juntos nesta briga”, finaliza a diretora da Fenae, Fabiana Matheus.

Compartilhe: