Acontece nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de agosto, em São Paulo, a segunda rodada de negociação da Campanha Nacional 2013. O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) irão debater a questão do emprego e a igualdade de oportunidades. Serão discutidos: a proibição das demissões sem motivo, o aumento das contratações, o fim da rotatividade, o fim das terceirizações, a ampliação do horário de atendimento para das 9h às 17h e, consequentemente, dois turnos de trabalho, entre outros assuntos.

A primeira rodada de negociação específica entre representantes dos empregados e a direção da Caixa ocorreu em 9 de agosto e os temas debatidos foram saúde e condições de trabalho, porém, sem nenhum avanço ou acordo entre as partes.
A segunda rodada específica está agendada para 19 de agosto, na próxima segunda-feira. Mesmo com lucros astronômicos, as agências e postos bancários têm operado com número insuficiente de empregados. A Caixa divulgou os resultados do primeiro semestre de 2013. O lucro foi de R$ 3,1 bilhões, que representa alta de 10,3%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto, é inaceitável que diante de lucros astronômicos, a Caixa continue com poucos empregados para atender a exaustiva demanda de trabalho e continue a abrir novas agências com número insuficiente de trabalhadores. "Falta de dinheiro não é desculpa. A Caixa tem obtido cada vez mais lucros e tem condição total de atender às demandas dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho", afirma.

Compartilhe: