A Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH), conhecida como inflação médica, tem evolução anual superior aos índices que medem custo de vida e reajustam salários. No caso dos empregados da Caixa – ativos e aposentados -, INPC e ganhos reais.

É normal que periodicamente seja necessário aplicar aumento de valores de um ou mais itens de custeio, após minuciosa e segura avaliação, com o cuidado de não onerar demasiadamente os titulares.

Os itens de custeio do Saúde Caixa são: mensalidade correspondente a 2% da remuneração base, coparticipação de 20% quando da utilização dos serviços pelos usuários, teto de coparticipação com valor atual de R$ 2.400 – sem reajuste desde 2008 e mensalidade individual para dependentes indiretos com valor atual de R$ 110 – mantido desde 2009.

O Saúde Caixa não teve reajuste de 2008 até 2016. A Caixa, em janeiro de 2017, tentou impor reajustes nas contribuições sem dialogar com os empregados, o que contrariou o Acordo Coletivo. A tentativa de mudança foi barrada por ação judicial, impedindo o reajuste unilateral que se pretendia em janeiro de 2017. Os itens permanecem sem reajustes.

Compartilhe: