Uma história de muita luta, desafios e conquistas. A trajetória de Rita Serrano, eleita pelos empregados para integrar o Conselho de Administração da Caixa (CA/Caixa), é contada na autobiografia “Rompendo Barreiras”. O lançamento do livro será neste sábado (10), às 17h, na sede social do Sindicato dos Bancários do ABC – entidade que Rita presidiu entre 2006 e 2012.

O livro conta sobre sua atuação de luta e conquista em favor dos trabalhadores da Caixa e em defesa dos bancos públicos. Na obra, Rita fala sobre os desafios para as mulheres ocuparem espaços de poder e conta como transformou as dificuldades em oportunidades para conquistar seu espaço em ambientes corporativos ainda dominado por homens.

“Não é comum que mulheres estejam em espaços de poder. Divido minha experiência para motivar outras mulheres a se desafiarem na vida pública para construir a política e a vida que nós queremos”, defende a conselheira, reconduzida ao cargo com 91% dos votos na eleição para o CA, em fevereiro deste ano.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, relembrou com carinho o início do trabalho de Rita Serrano no movimento sindical. Ele era diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Rita havia acabado de ingressar no Sindicato dos Bancários do ABC.

“A gente realizava reuniões com dirigentes sindicais de todo o estado; e no início da década de 1990 apareceu uma jovem com muita disposição e vontade de realizar as coisas – era a Maria Rita Serrano. Hoje, vendo a trajetória e a história que ela construiu, nos dá muita alegria. Esse livro vai inspirar muitas pessoas”, destacou Takemoto.

Serviço:

Data: 10/12/2022

Horário: 17h

Local: Sede Social do Sindicato dos Bancários do ABC (Rua Xavier de Toledo, 268 – Centro – Santo André)

 

Compartilhe: