Os trabalhadores aprovaram em assembleia, nesta terça-feira, dia 5, a continuidade da greve por tempo indeterminado. E com o objetivo de reiterar a disposição de negociar, o Comando Nacional dos Bancários encaminhou uma carta à Fenaban afirmando que os bancários estão abertos ao diálogo.

“Vamos manter a forte mobilização dos bancários. A greve continua até que os bancos retomem as negociações com uma proposta digna aos trabalhadores”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “A categoria não sai desta campanha sem aumento real de salários, piso e PLR maiores, além de melhores condições de saúde”, reiterou.

Balanço final desta terça-feira 5, indica que em São Paulo, Osasco e região 683 agências bancárias e 13 centros administrativos fecharam nesta manhã. Estima-se que 31 mil trabalhadores participaram das paralisações.

A greve por tempo indeterminado foi aprovada em assembleia realizada na noite de terça 28 de setembro, por mais de dois mil trabalhadores. A categoria rejeitou proposta da federação dos bancos (Fenaban) que previa apenas a reposição da inflação (4,29%). Desde o dia 22 setembro, os banqueiros não marcam negociação.

Assembleia – Uma nova assembleia para deliberar os rumos do movimento será realizada nesta quinta 7, a partir das 16h, na Quadra dos Bancários (Rua Tabatiguera, 192).

Reivindicação – A categoria com data-base em 1º de setembro quer aumento de 11%, mais contratações, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e pisos maiores, além de auxílio-educação para todos e melhores condições de saúde.

Dados da Categoria – Os bancários são uma das poucas categorias no país que possui Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) com validade nacional. Os direitos conquistados têm legitimidade em todo o país. São 460 mil bancários no Brasil, sendo 130 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: