A Comissão Paritária da Promoção por Mérito reuniu-se nos dias 12 e 13 de março, em Brasília, para tratar da sistemática de avaliação para o ano-base de 2012, visando à promoção de janeiro de 2013.
A expectativa era de avanços nas definições para o processo, viabilizando, assim, a antecipação das regras e dos critérios norteadores da promoção de 2013. Contudo, a Caixa acabou dificultando os debates.
Os representantes da empresa apresentaram proposta global, com várias alterações em relação ao processo anterior, muitas delas consideradas retrocessos pela representação dos empregados. A exigência que o empregado complete 365 dias de empresa para ser avaliado e promovido, a alteração dos pesos das modalidades de avaliação subjetiva e a mudança da linha de corte são alguns exemplos.
Uma das propostas mais polêmicas passa pela alteração dos fatores de avaliação subjetiva, com inclusão de critérios de orientação ao resultado.
Os representantes dos empregados na Comissão Paritária refutaram, de pronto, qualquer mudança nesse sentido, por representar vinculação a metas.
A Caixa ficou de disponibilizar à representação dos empregados a bibliografia e os normativos que serviram de fundamentação às mudanças propostas, relativas à avaliação subjetiva, para posterior retomada das discussões.
Ano-base de 2011 – o processo de avaliação do ano-base de 2011 foi concluído em fevereiro.
As promoções por mérito foram retroativas a 1º de janeiro deste ano.

“Temos de avançar e, não, retroceder nos direitos dos empregados. O assunto demanda, ainda, muita discussão” –
Leonardo Quadros, diretor da APCEF/SP

Compartilhe: