Adesões da categoria se somarão a de metalúrgicos e químicos e serão entregues em Brasília nesta quinta 1º, para cobrar de parlamentares e do governo federal a isenção do imposto de renda na participação nos lucros

Do Seeb/SP

Bancários, químicos, metalúrgicos e Federação Única dos Petroleiros (FUP) seguem nesta quinta 1º de dezembro a Brasília para entregar as milhares de assinaturas recolhidas na campanha que cobra a isenção do imposto de renda na Participação nos Lucros e Resultados recebida pelos trabalhadores. Somente os bancários contabilizaram até a segunda 28 mais de 111 mil adesões.
A primeira audiência, no início da tarde, será com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Os dirigentes sindicais representantes de quase 250 mil trabalhadores de São Paulo e do ABC entregarão ao parlamentar as assinaturas recolhidas, cobrando empenho na votação dos projetos dos deputados federais, Ricardo Berzoini e Vicentinho (ambos PT-SP), que alteram a lei 10.101 e tratam dessa isenção.
Os dirigentes também entregarão no Ministério da Fazenda e para a Secretaria Geral da Presidência da República, proposta pelo fim da cobrança do IR. “Isentar os trabalhadores da taxação na PLR é promover justiça tributária, algo de que nosso país necessita muito”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Liberando os trabalhadores do pagamento do imposto, mais dinheiro estará circulando na economia, fortalecendo o círculo virtuoso de produção e renda que dá base para nossa economia interna e vem protegendo nosso país das crises internacionais.”

Selic – A dirigente ressalta ainda a necessidade de queda da taxa Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece nesta terça 29 e quarta 30. “Defendemos a redução da Selic e que, a partir daí, os bancos também baixem os juros cobrados junto à sociedade. Além disso, a redução de 0,5 ponto percentual na Selic representa a economia na ordem de R$ 15 milhões na dívida pública”.

MB em Debate – O Momento Bancário em Debate será nesta quinta-feira 1, direto de Brasília, logo após as manifestações dos trabalhadores. O tema será a PLR dos trabalhadores com isenção do imposto de renda.

Compartilhe: