Os bancários mantêm-se firmes e de braços cruzados neste segundo dia da greve nacional da categoria.
Ontem, dia 29, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou um balanço parcial do movimento grevista em todo o País.
De acordo com dados fornecidos pelos Sindicatos até às 18 horas, permaneceram paradas – entre unidades de bancos públicos e privados, 3.864 agências, sendo 398 apenas na cidade de São Paulo.
Na Caixa, 205 agências vinculadas às SRs da capital permaneceram fechadas ou funcionando parcialmente em 29 de setembro.

Fortalecimento da greve
“Sem proposta decente dos banqueiros e da direção da Caixa, os empregados continuarão mobilizados na luta por um reajuste digno e por melhores condições de trabalho”, afirmou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.
Na capital, está programada, para hoje, uma passea-ta pelo centro velho da cidade, com concentração dos bancários às 16 horas, na Praça do Patriarca.
Pelo Estado, as manifestações seguem, também, nas demais bases dos Sindicatos dos Bancários. Por isso, é importante estar sempre atento às manifestações previstas em sua região e participar ativamente do movimento grevista.

Assembleia em 1º de outubro
Grande parte dos bancários do País devem reunir-se em assembleias, nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, para deliberar sobre os rumos da greve, ou seja, a continuidade da paralisação por tempo indeterminado.
Na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a assembleia será realizada amanhã, às 16 horas, na Quadra dos Bancários – Rua Tabatinguera, 192, Sé.

ORIENTAÇÕES PARA OS GREVISTAS

Algumas dicas fortalecem a mobilização. Ajude a pressionar os banqueiros na luta por conquistas:
– estimule a disposição dos colegas, conversando sobre a campanha nacional unificada e a importância de fortalecer a luta;
– avise a regional do Sindicato mais próxima de seu local de trabalho se a sua unidade está paralisada e, com o auxílio dos dirigentes sindicais, faça o debate com funcionários de outras agências e concentrações para que ampliem a mobilização;
– desligue seu celular: é uma boa forma de evitar pressões para voltar ao trabalho;
– afaste-se da polícia, evite confrontos. Nosso movimento é pacífico;
– caso seja convocado a participar de contingência, denuncie ao Sindicato. Todos os bancários têm de fazer a sua parte para que a greve seja vitoriosa;
– vá às reuniões convocadas pelo Sindicato. Elas são importantes para debater e fortalecer a estratégia de mobilização para pressionar os banqueiros;
– participe das assembleias, onde são tomadas as decisões sobre os rumos da campanha nacional unificada.

Compartilhe: