O grande vencedor da 13ª Corrida de São Pilantra foi o Papai Noel dos parlamentares. O “mau” velhinho, nesse caso, representou os deputados que votaram o próprio aumento nos salários. A São Pilantra, tradicional paródia da corrida de São Silvestre promovida pelo Sindicato desde 1998, aconteceu nesta terça-feira 28. Pelo segundo ano consecutivo, percorreu as ruas do centro velho de São Paulo. Antes, o palco da paródia era a Avenida Paulista.

> Veja as melhores fotos da São Pilantra

A última manifestação dos bancários no ano teve como principal objetivo denunciar as personalidades e empresas que mais prejudicaram a população e os trabalhadores em 2010.

A disputa foi acirrada e muitos competidores se esforçaram para levar o título que representa os padroeiros das elites no Brasil. Entre os mais fortes concorrentes estavam os banqueiros, que também subiram ao pódio – representados pelo "Satãnder" –, por praticar assédio moral, explorar e desrespeitar os direitos dos bancários. Encostado nos campeões no pódio, o ex-governador Zé Ferra – pela forma como conduziu a campanha eleitoral, inclusive simulando durante a corrida a “agressão” com a bolinha de papel. Ferra dividiu a terceira colocação com o perfeito Taxab, responsabilizado pelo abandono e pelas enchentes que assolam a capital e que, para não ficar de fora da São Pilantra 2010, anunciou nesta terça-feira o aumento na tarifa de ônibus urbanos, que passou de R$ 2,70 para R$ 3.

Participaram ainda da competição de São Pilantra 2010, o interdito proibitório usado pelos banqueiros durante a greve da categoria bancária, o PIG (Partido da Imprensa Golpista), os violentos pitboys da Avenida Paulista, a estudante Má-Yara e seu preconceito contra nordestinos, além do goleiro Brurro.

A secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, lembrou que a São Pilantra é um dos tradicionais eventos do calendário de luta dos bancários. “Não podemos deixar de denunciar pessoas e empresas que prejudicaram a população. Por isso organizamos a São Pilantra de forma lúdica, bem-humorada, mas que tem o caráter sério de apontar para os trabalhadores quem foi pilantra durante o decorrer do ano”, afirma.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: