Se a intenção da direção da Caixa era desviar a atenção dos empregados de todos os problemas causados ultimamente, o objetivo foi alcançado com sucesso. Os trabalhadores estão indignados com a decisão de trocar a empresa que fornece o cartão do auxílio refeição e cesta-alimentação. A empresa que, segundo a direção, venceu a licitação é a Verocard, instituição pouco conhecida, com número reduzido de credenciados, que atende somente o estado de São Paulo e não pode ser utilizada para compras on-line.

A APCEF/SP encaminhou ofício à vice-presidência de Pessoas (Vipes) questionando a mudança e solicitando o retorno urgente ao fornecedor anterior (clique aqui para ler o documento). Conforme informação recebida, no Nordeste e no Sul, a Sodexo está voltando temporariamente, até que se faça nova licitação. Nos demais estados continua a Alelo. A Verocard, conforme apuração, possui um capital social subscrito de 20 mil reais. Com o novo contrato com a Caixa, só o valor do repasse deve ultrapassar 28 milhões de reais.

Além disso, a empresa possui credenciados apenas em São Paulo. Se o empregado estiver destacado para trabalhar em outro estado, não poderá utilizar os benefícios. Além disso, os cartões não são aceitos para compras em aplicativos de entrega de refeições. Nesta época de pandemia, quando não é permitido permanecer nos restaurantes para consumo, além de muitos trabalhadores estarem em regime home office, o cartão refeição não terá serventia alguma.

Apesar de as cláusulas 11 e 12 do Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da Caixa não prever os critérios para escolha da empresa de cartões-benefício, é de extrema importância que a Caixa disponibilize cartões que tenham uma ampla rede credenciada, que atenda todas as cidades, grandes e pequenas, e todos os bairros.

Por estes motivos, a APCEF/SP reivindica que a direção da Caixa reveja imediatamente a decisão de trocar a empresa que fornece os cartões, de modo a não prejudicar seus trabalhadores.

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