Da Agência Fenae

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e a direção da Caixa Econômica Federal retomaram no dia 3 de fevereiro, em Brasília, o processo de negociações permanentes sobre itens complementares à minuta mínima unificada, que ficaram sem solução definitiva no Acordo Coletivo de 2004/2005 assinado em dezembro do ano passado.
Na reunião, a Comissão Executiva dos Empregados apresentou um levantamento dos assuntos tratados no decorrer de 2004, com ênfase nos desdobramentos das discussões e encaminhamentos ocorridos até aqui nos Grupos de Trabalhos (GTs), criados para solucionar questões pendentes como a reintegração de todos os empregados demitidos pela RH 008, a implantação do novo plano de benefícios da Funcef, a reformulação do PCS/PCC, a segurança bancária, o Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), horas extras e jornada de trabalho e o Processo Seletivo Interno (PSI).
Cobrados pela representação nacional dos empregados, os representantes da Caixa ficaram de apresentar posteriormente a posição da empresa em relação ao conjunto de cláusulas complementares ainda pendentes.
No início da reunião, dois técnicos da Caixa apresentaram os procedimentos que serão adotados para o processo de vinculação do Sipon aos demais sistemas corporativos. O assunto foi discutido rapidamente e chegou-se à conclusão de que o caminho mais adequado é estabelecer com mais clareza a demanda e definir um cronograma a ser seguido.
Uma reunião foi agendada para tratar desses objetivos e deverá ser realizada no próximo dia 16 de fevereiro, em Brasília, contando com a participação do pessoal de todas as áreas envolvidas.
Confira abaixo os itens contidos no relatório apresentado pela CEE-Caixa e que foram abordados nas negociações:

• RH 008

Para “operacionalizar” o retorno dos bancários demitidos pela RH 008, a Comissão de Negociação da Caixa ficou de fazer uma reunião com o Jurídico da empresa, na semana seguinte à do Carnaval. Representantes da CEE-Caixa estarão presentes. Nas negociações, a empresa apresentou à representação dos empregados a lista de demitidos pela RH 008.

• PCS/PCC

Na reunião, a Caixa reiterou seu entendimento de que a discussão sobre Plano de Cargos e Salários (PCS) e Plano de Cargos Comissionados (PCC) depende da definição quanto ao novo plano de benefícios da Funcef, acrescentando ainda que, enquanto isso, o GT não deve ser retomado. A CEE-Caixa contestou a posição da empresa e cobrou a imediata retomada das discussões pelo grupo de trabalho.

• Funcef

A CEE-Caixa solicitou informações sobre como estão os debates acerca do novo plano de benefícios da Funcef no âmbito do Ministério da Fazenda. Os representantes da Caixa ficaram de encaminhar o pedido aos vice-presidentes Paulo Bretas (Logística) e João Dornelles (Controladoria).

• Sipon/Horas Extras/Jornada de Trabalho

A vinculação do Sistema de Ponto Eletrônico aos demais sistemas será tratada pelos técnicos das áreas envolvidas, em reunião do dia 16 de fevereiro. Estará presente um representante da CEE-Caixa. A retomada do GT para a conclusão dos debates se dará posteriormente.

• PSI

A retomada dos trabalhos do GT ficou acertada para a primeira semana de março.

• Segurança Bancária

A CEE-Caixa abordou a necessidade de ser dada maior ênfase às soluções já apontadas pelo GT e cobrou a retomada das discussões no grupo de trabalho. O assunto voltará a ser discutido na próxima rodada de negociações.

Compartilhe: