Pedido foi feito pelo banco. Para CEE/Caixa, retomada das reuniões permanentes é importante para solucionar assuntos pendentes, antes da campanha salarial 2011

Inicialmente prevista para 25 de fevereiro, a rodada da mesa de negociações permanentes entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Caixa Econômica Federal foi adiada para 1º de março, a pedido da empresa. Será em Brasília (DF), a partir das 14h30.
Nessa reunião, serão discutidas as pendências do Plano de Funções Gratificadas (PFG), o processo de avaliação por merecimento no âmbito do Plano de Cargos e Salários (PCS) e as questões relativas à Comissão de Conciliação Voluntária (CCV).
Para o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretor de Administração e Finanças da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a retomada das negociações permanentes é importante para que sejam buscadas soluções aos diversos assuntos que permanecem pendentes, antes da campanha salarial deste ano. Ele também considera necessário valorizar esse fórum de discussão entre representantes dos trabalhadores e do banco. A CEE/Caixa assessora a Contraf/CUT nas negociações.

Segunda parcela da PLR
Também em 1º de março, a Caixa confirmou que fará o crédito do pagamento das diferenças da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) a todos os seus empregados. A antecipação desse pagamento, já que a data-limite prevista no aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011 é 3 de março, foi cobrada pela Contraf/CUT, em correspondência remetida ao banco na quinta-feira da semana passada, dia 17 de fevereiro.
Em 2010, a Caixa fechou com lucro líquido de R$ 3,8 bilhões, superando a projeção de R$ 2,55 bilhões feita pelo banco e que serviu de base para o pagamento da PLR. Com isso, os empregados do banco têm a receber a diferença entre os valores das regras básica e adicional da PLR antecipados, além do valor calculado sobre o lucro efetivamente auferido pela empresa no ano passado. Também será paga a segunda parcela da PLR Social, conquista dos empregados na última campanha salarial dos bancários, bem como a diferença em relação à primeira parcela.
Além do mais, por conta de metodologia adotada pela Caixa, os bancários tiveram um redutor de 18% no valor recebido na antecipação da PLR, o que deverá ser devolvido agora. A Caixa, aliás, é o único banco que utiliza metodologia de pagar a antecipação da PLR, com base numa projeção do exercício completo. Os demais bancos calculam a antecipação baseadas nos números do primeiro semestre, o que deixa as contas mais claras para os trabalhadores.

Compartilhe: