Mais uma ação para ampliar o acesso à cultural foi incorporada ao Eu Faço Cultura, cujo objetivo é a democratização, a formação de plateias e impulsionar o mercado cultural. O projeto agora contribui com a distribuição de livros para alunos de escolas públicas. A ação inaugural será realizada nesta sexta-feira, 10 de junho, a partir das 14h, para atender a alunos do Centro de Ensino do Lago Norte (CELAN, CEF 01), região de Brasília.

O projeto Semear, iniciativa de um colégio particular de do DF, acionou o Eu Faço Cultura para abastecer o acervo da biblioteca de uma escola do Distrito Federal e vai realizar uma série de contação de histórias e promover interações no dia do evento. Mais de 150 crianças, entre 3 e 11 anos, serão atingidas por meio da iniciativa.

O projeto compra ingressos para shows, espetáculos teatrais e cinema e produtos do produtor cultural ou fornecedores de cultura como as redes de cinema e distribui aos beneficiários finais, com subsídio total do Governo Federal pela Lei Rouanet. O Eu Faço Cultura é uma iniciativa da Fenae e Apcefs, conta com a participação de milhares de empregados e aposentados Caixa, assim como o patrocínio da Caixa Seguradora e da PAR Corretora.

A Fenae é responsável por diversas ações na área cultural como o Música Fenae e o Circuito Cultural. Desde 2006, aposta no Eu Faço Cultura para transformar o empregado da Caixa em um incentivador cultural. Anteriormente, a ideia era levar atrações e oficinais para regiões carentes, agora o projeto se transformou em uma plataforma digital, porém o objetivo continua o mesmo que é democratizar, formar plateias e dar impulso ao mercado cultural com o amparo ao pequeno e médio produtor.

A plataforma digital disponibiliza produtos culturais para populações que geralmente não tem acesso. Os perfis que podem efetuar os resgates são beneficiários de programas sociais do governo, alunos de escolas públicas, ONGs e microempreendedores individuais (MEI). Outras escolas já podem resgatar livros a partir da semana que vem por um cadastro simples e fácil no site.

Em pouco mais de seis meses de funcionamento, o projeto Eu Faço Cultura já tem cadastrados mais de 200 mil pessoas que podem usufruir dos benefícios culturais.

Para conferir a vitrine com todos as atrações culturais, acesse o site www.eufacocultura.com.br.

 

Compartilhe: