O Brasil superou a Itália em número de mortos por complicações da Covid-19 nesta quinta-feira (4). Com mais um recorde diário de mortes, o país acumula quase 35 mil vidas perdidas durante a pandemia e está atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos, segundo o balanço mais recente do Ministério da Saúde.

Na Caixa, o número de agências em que já foi aplicado o protocolo 1 passa das 100 e aumentam relatos de que a empresa fragiliza os cuidados de prevenção com prestadores de serviço das empresas terceirizadas, além de convocar, desnecessariamente e sem qualquer justificativa, os gestores das áreas-meio para o trabalho presencial.

Neste ambiente, em que algumas agências relatam que não estão recebendo máscaras descartáveis, a Caixa, ao invés de estar preocupada em salvar vidas e anunciar novas medidas de segurança para cuidar da saúde tanto de seus empregados como dos clientes, anunciou que o sistema de mensuração e acompanhamento de resultados, o Conquiste, volta a ser considerado a partir de julho.

Com videoconferências diárias desde quarta-feira (3), a direção da empresa trata das metas como se estivéssemos em situação de normalidade, e não em meio a uma pandemia que tira vidas e reduziu a renda da população.

Importante lembrar que os empregados da Caixa não deixaram de fazer negócios por conta da pandemia, mas algumas cobranças beiram o absurdo. Um dos novos “direcionadores” busca ampliar o número de contratos de crédito consignado nas unidades, o que pode aumentar a quantidade de aposentados (a maioria é grupo de risco) que se deslocará até as agências.

Em uma linguagem nada adequada para o momento, a diretora da Caixa, durante a reunião virtual da quinta-feira (5), citou que as condições da Caixa para comercialização dos produtos estão “matadoras”. Além disso, flertou com a implementação de um ranking como forma de pressão.

Tudo isto em meio à maior crise sanitária já vivida em todo o mundo.

Com este comportamento, a direção do banco assume pessoalmente a responsabilidade pelo aumento no contágio que pode acontecer nas unidades do banco. Cabe lembrar que o STF julgou inconstitucional item da MP 927 que dizia que a Covid-19 não seria considerada doença ocupacional.

O assunto será debatido com a direção da Caixa pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE).

Compartilhe: