kardec_site

“Diante de um impasse, é preciso escolher um lado. As eleições presidenciais de 2014 entram para a história do nosso País como a mais disputada dos últimos tempos, não só entre os candidatos e os partidos. Cada um escolheu seu lado e lutou bravamente para defender suas ideias. Os meios de comunicação, as redes sociais e as ruas foram palco de discursos inflamados e debates acalorados.

Para os empregados da Caixa, a disputa pelo poder significava a continuidade de um projeto de crescimento do banco ou a retomada de um passado cheio de incertezas.
As entidades sindicais e associativas como um todo, inclusive a APCEF/SP, como em outros momentos importantes para o banco, escolheram um lado: o de defender a Caixa e seus empregados.

Os candidatos à presidência, Aécio e Dilma, deixaram bem claro durante as suas campanhas qual o destino que seria dado aos bancos públicos. Os partidos ao qual os candidatos pertencem já estiveram no poder e trataram a Caixa de modo antagônico: um preparou o banco para a privatização e, o outro, fortaleceu a empresa e a tornou um dos principais instrumentos de combate à crise econômica.

Atualmente enfrentamos muitos problemas na Caixa, mas temos a certeza de um espaço de diálogo para discutí-los. Anteriormente, tal diálogo não existia. Foram oito anos sem aumento real e nem mesmo a reposição da inflação, agências sem empregados e a retaguarda da empresa terceirizada.

Fomos escolhidos pelos empregados da Caixa para defender o banco e os direitos de seus empregados. Esse é o nosso papel. Queremos o fortalecimento dos bancos públicos e não o retrocesso. Queremos a continuidade de um governo democrático e popular, que demonstrou nos últimos 12 anos que está ao lado dos trabalhadores.

Enquanto o escolhido para ministro da Fazenda de Aécio Neves, defendia a "correção de rumo” dos bancos públicos no Brasil e afirmava que não sabia o que ia sobrar no final da linha, Dilma enviou uma carta às entidades sindicais assumindo o compromisso de fortalecimento das instituições financeiras federais e afirmando “que são indispensáveis para a economia brasileira e um patrimônio da sociedade”.

E o Brasil mostrou neste domingo que também acredita no projeto deste governo. Façamos nossas as palavras da presidenta reeleita, em seu discurso após divulgado o resultado da eleição:

‘O calor liberado no fragor da disputa pode e deve agora ser transformado em energia construtiva de um novo momento no Brasil.
É hora de cada um e de todos nós acreditarmos no Brasil, de ampliarmos nosso sentimento de fé nessa nação incrível, a quem temos o privilégio de pertencer e a responsabilidade de fazê-la cada vez mais próspera e justa. O Brasil, esse nosso querido País, saiu maior dessa disputa.

Vamos continuar construindo um Brasil melhor, mais inclusivo, mais moderno, mais produtivo. Um país da solidariedade e das oportunidades. Um Brasil que valoriza o trabalho e a energia empreendedora. Um Brasil que cuida das pessoas. Um Brasil cada vez mais voltado para a educação, para a cultura, para a ciência e a inovação. Vamos dar as mãos e avançar nessa caminhada, que vai nos ajudar a construir o presente e o futuro’.

Esse também é o nosso sentimento: vamos continuar a lutar por melhorias para os empregados, para a Caixa e para o País. Esse é o nosso papel!”

Diretoria da APCEF/SP
Gestão Nossa Luta

Compartilhe: