conselho de usuários do saúde caixa

O segundo encontro trimestral do Conselho de Usuários do Saúde Caixa aconteceu nos dias 13 e 14 de maio, em Brasília. A instância foi criada em 2004 por acordo coletivo e tem como objetivo garantir uma maior transparência na gestão, tendo como referência o aperfeiçoamento dos benefícios oferecidos.

O primeiro dia de debate foi dedicado ao treinamento sobre saúde suplementar no Brasil e o plano de saúde dos empregados da Caixa. O encontro ainda contou com a apresentação da empresa Gama, responsável pela elaboração do relatório de avaliação atuarial do Saúde Caixa.

Segundo a conselheira eleita, Ivanilde Moreira de Miranda, essa foi uma reivindicação da primeira reunião, logo após a posse. “A participação de titulares e suplentes é importante, pois nivela o conhecimento do tema e fomenta as discussões, além de aprimorar a atuação do Conselho,” afirmou.

Na quarta-feira, dia 15, a reunião ordinária do Conselho de Usuários e entre os pontos debatidos esteve a análise preliminar e o relatório atuarial apresentado em fevereiro deste ano, com discussão dos números, além da gestão financeira do plano, tornando possível, inclusive, alterações no plano e, se necessário, contestar dados.

Começou a ser debatido também a proposta de um Plano de Comunicação, que trata da divulgação das atividades do Conselho e visando aproximar ainda mais os usuários ao Saúde Caixa. Para Ivanilde, a proposta seria positiva, pois aperfeiçoaria a comunicação com os empregados da ativa e aposentados, principalmente com relação às informações e orientações para quem usa o plano, facilitando o acesso pelos usuários.

Outro avanço da reunião ordinária consistiu no fato da Caixa estar mantendo a indicação de representantes de áreas diversas para compor o Conselho. A conquista é resultado de uma reivindicação da gestão anterior, que foi atendida em 2014. Esse modelo é fundamental para melhorias no Saúde Caixa, pois a presença dessas pessoas contribui para a diversidades dos pontos de vista no debate, além de trazerem experiências próprias para o funcionamento e relacionamento com o plano.

A próxima reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa está marcada para 19 de agosto.

Conselho de Usuários
O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é composto paritariamente por cinco integrantes titulares eleitos pelos participantes e por cinco integrantes indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. Os representantes podem ser reeleitos uma única vez de forma consecutiva.

Os membros titulares eleitos pelos participantes são Ivanilde Moreira de Miranda/SP, Adeir José da Silva/MG (aposentado), Paulo Roberto Borges de Lima/CE, Vanessa Sobreira Pereira/DF e Alexandro Tadeu de Livramento/SP. Os suplentes são Antônio Abdan Teixeira Silva/DF, Lilian Minchin/SP, Tiago Vasconcelos Pedroso/RS, Ivoneide Gomes Brandão/PE e Álvaro Roberto Figueiró Murce/RJ (aposentado).

Fonte: Fenae Net
 

Compartilhe: