O debate pela mudança do método de custeio do REG/Replan não saldado foi reaberto durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Funcef, no último dia 21, por iniciativa dos representantes eleitos nos órgãos de gestão da Fundação (diretoria e conselhos), com o apoio das entidades associativas e sindicais.
Na ocasião, os conselheiros eleitos – entre eles, Fabiana Matheus – voltaram a apontar a necessidade de substituição do atual método de custeio, o Custo Unitário Projetado (PUC), pelo Agregado.
Essa proposta, inclusive, recebeu o devido respaldo de estudo técnico elaborado pela Assessoria Atuarial dos representantes dos participantes na Funcef.
Coube a esse estudo demonstrar a diferença entre o atual método PUC e o Agregado. Presente à reunião do Conselho De-liberativo, a pedido dos conselheiros eleitos, a atuária Marília Castro apresentou fundamentação técnica na qual ficou demonstrada a viabilidade dessa mudança.
O debate, porém, não foi conclusivo. A proposta voltará a ser debatida na reunião em que estarão em destaques o balanço da Funcef de 2009 e os Demonstrativos de Resultados da Avaliação Atuarial (DRAAs) dos planos de benefícios.

Incorporação do REB pelo Novo Plano
Outro assunto em pauta na reunião foi a incorporação do REB pelo Novo Plano. De acordo com informações dadas pela Funcef, a proposta está sendo analisada pelos órgãos controladores.
Essa incorporação foi aprovada pelo Conselho Diretor da Caixa em dezembro do ano passado e, em seguida, encaminhada para apreciação do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) e do Ministério da Fazenda.
Agora, a Fundação aguarda a manifestação desses órgãos para implantá-la.

Outros itens
Clique aqui e leia mais sobre os demais itens tratados no encontro, como Clube Imobiliário e patrimônio da Funcef.
A próxima reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Fundação está prevista para acontecer em 22 de fevereiro, segunda-feira.

 

Compartilhe: