Nesta sexta-feira, a Apcef/SP lembra de mais um ataque a um direito dos cidadão em idade de aposentadoria, que, desta vez, parte do governo estadual e de várias prefeituras. A partir de 1º de fevereiro, pessoas com idades entre 60 e 64 anos não terão mais direito à gratuidade no transporte público nos metrôs, trens da CPTM, ônibus da EMTU e municipais. A tarifa permanece gratuita apenas para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso.

Para suspender a gratuidade nos transportes municipais para idosos, no caso do município de São Paulo, o prefeito revogou uma lei de 2013, que garantia a isenção de pagamento da tarifa nas linhas urbanas de ônibus às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos. Já o governador revogou um decreto de 2014 e pôs fim à gratuidade para essas pessoas em outros meios de transporte, como metrô, trens da CPTM e os ônibus intermunicipais (EMTU), da Grande São Paulo.

O Ministério Público ingressou com uma ação civil pública contra a medida tomada pela Prefeitura de São Paulo de suspender a gratuidade para idosos em ônibus.

“Este é mais um entre tantos ataques aos direitos dos aposentados, não só da Caixa, mas que também os atingirá”, lembrou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “É importante destacar que os aposentados construíram a Caixa e fazem parte da história da nossa Associação. Merecem todo nosso respeito e nossa gratidão. Estaremos sempre aqui para auxiliá-los e estar ao seu lado na luta por seus direitos”, finalizou.

Compartilhe: