Mensagem da Comissão Executiva dos Empregados
30 de julho de 2004

Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT)
Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa)

1- Informes

1.1 Realizou-se hoje (29/7/04), na matriz da Caixa, reunião de negociação entre a Executiva Nacional dos Bancários e representação da CEE-Caixa e representantes da empresa. A expectativa dos empregados era do comprometimento da Caixa no cumprimento da Convenção Nacional da categoria, por meio da assinatura do pré-acordo entregue pela representação dos empregados no dia 22 de julho. No entanto, os representantes da Caixa, apesar de manifestaram-se receptivos à proposta, solicitaram o prazo de mais uma semana, alegando necessidade de analisar mais profundamente os termos do pré-acordo. Os representantes dos empregados aceitaram essa prorrogação vislumbrando a possibilidade de avanço nesse tema, mas sinalizando para a Caixa que esta será a data-limite para a discussão sobre o pré-acordo e, caso a empresa não se defina na próxima reunião, os empregados buscarão outras formas de pressão para arrancarem esse compromisso.

1.2 Ainda, em resposta ao documento com os itens complementares à Convenção, os representantes da empresa propuseram a retomada dos trabalhos do GT RH 008 no dia 2/8, segunda-feira, às 15 horas, na sede da CNB/CUT, na cpaital, e do GT Segurança no dia 4/8, quarta-feira. Essas reuniões visam a construir propostas a serem analisadas na próxima reunião de negociação.

1.3 Os representantes dos empregados manifestaram sua inconformidade com o conteúdo da CI/GESER 034/04 que determina a cobrança de algumas tarifas na conta de empregados, a partir de 1/8, reivindicando a revogação de tal medida. A comissão da empresa comprometeu-se a discutir com a área gestora visando a atender a solicitação, respondendo à CNB/CUT até o início da próxima semana. Após a reunião de negociação a Caixa divulgou nessa mesma data mensagem com o seguinte teor:

• Mantida isenção de tarifas para empregados

Foi revogada a CI da Gerência Nacional de Serviços Bancários (GESER) 034/04, de 23/7/2004, que determinava a cobrança, a partir do próximo domingo, 1º de agosto, de tarifas de empregados em algumas operações bancárias. A medida consta da CI GESER 0042/04, emitida nesta sexta-feira, 30 de julho.

1.4 Por fim, a representação dos empregados fez entrega de documento aprovado pelo Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, solicitando ao vice-presidente Paulo Bretas compromisso com a agilidade na implantação das propostas fruto do debate do GT Funcef, em face da grande ansiedade dos participantes em relação à solução da implantação do novo plano da Funcef e resolução dos demais problemas.

2- Avaliação

2.1 A primeira reunião de negociação, após a entrega da proposta de pré-acordo, não correspondeu à expectativa dos empregados, que esperavam avançar em relação ao cumprimento da Convenção Nacional da categoria pela Caixa. Porém, mantém-se a perspectiva concreta de alcançar-se essa meta. Contudo, não podemos ficar aguardando a posição da Caixa indefinidamente, demarcando que a próxima reunião será a data-limite para um posicionamento favorável da Empresa.

2.2 As normativas sobre taxação de algumas operações foi uma provocação que não ajuda no processo de negociação. Felizmente a revisão tempestiva da medida, mostra que a direção da empresa foi sensível ao protesto da CEE-Caixa, o que, se não tivesse ocorrido, certamente comprometeria a credibilidade do processo negocial.

3- Orientação

3.1 Manter os empregados da Caixa inseridos em todas as atividades da Campanha Salarial.

3.2 Encaminhar urgentemente para a CEE-Caixa, pelo e-mail cnbcut@cnbcut.com.br a lista dos empregados demitidos pela RH 008 e que estejam reintegrados por força de liminar ou sentenças definitivas. Manter, em todas as publicações, a tarja “GT RH 008: PELA REINTEGRAÇÃO DE TODOS OS DEMITIDOS”.

CEE-Caixa e CNB/CUT

NA LUTA PELA UNIDADE DE TODA A CATEGORIA BANCÁRIA – A HORA É AGORA!

Compartilhe: