Da Agência Fenae

Começa em 27 de julho, na capital, a 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, cujo objetivo é deflagrar a campanha salarial de 2006 da categoria bancária. Os trabalhos do evento seguem até 30 de julho, domingo.
A abertura solene está marcada para às 18 horas. Estão confirmadas as presenças do professor Emir Sader (Universidade Federal do Rio de Janeiro e da PUC/RJ), do jornalista Renato Rabelo (presidente nacional do PCdoB), do deputado federal Ricardo Berzoini (presidente nacional do PT), do senador Aloísio Mercadante (candidato a governador de São Paulo pelo PT) e do eletricitário Artur Henrique da Silva (presidente nacional da CUT).
No período da manhã, a partir das 9 horas, os 811 delegados e delegadas inscritos para a conferência nacional da Contraf/CUT, além dos convidados, participam de dois encontros setoriais: um sobre saúde e o outro sobre ramo financeiro.
Neste ano e pela primeira vez, os encontros por bancos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e bancos privados) integram a programação da 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e serão realizados na sexta-feira, 28 de julho.
Na ocasião, os bancários da Caixa marcam presença no 22º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), quando será definida a pauta de reivindicações específicas a ser negociada com a direção da empresa.
No sábado, dia 29 de julho, o foco dos debates é a conjuntura nacional, com apresentação pelo Dieese da situação macro-setorial. Também está programada uma discussão sobre o novo perfil dos bancários, encerrando-se os trabalhos do dia com o início da definição das estratégias da campanha salarial deste ano.
A plenária final da 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro ocorre no domingo, dia 30 de julho, e reunirá todos os 811 delegados e delegadas do evento. A esta plenária caberá decidir sobre as táticas de mobilização e sobre as reivindicações do ramo financeiro que serão negociadas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e com as direções dos bancos públicos federais. Mais uma vez a unificação dos trabalhadores de bancos públicos e privados deverá ser aprovada, servindo de mote para a deflagração de uma campanha salarial forte e coesa em torno do slogan “Unidos, conquistamos mais aumento real, melhor patamar de PLR, igualdade de oportunidades, saúde e segurança e combatemos taxas abusivas, assédio moral e precarização do trabalho no meio bancário”.

• Programação

– Dia 27 de julho
Encontros de saúde e do ramo financeiro
Abertura oficial da 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

– Dia 28 de julho

Encontros específicos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e bancos privados

– Dia 29 de julho

Debate sobre conjuntura geral, seguido de apresentação sobre conjuntura macro setorial feita pelo Dieese
Debate sobre o novo perfil dos bancários
Início dos debates para a definição das estratégias da campanha salarial nacional dos bancários.

– Dia 30 de julho

Plenária conjunta para discutir estratégia e mobilização
Encerramento

Compartilhe: