A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira, dia 17, o projeto que acaba com o fator previdenciário nas aposentadorias do país – atual forma de cálculo que funciona como um redutor no valor das aposentadorias.

A comissão aprovou o projeto original do senador Paulo Paim (PT-RS) que extingue o fator, mas os governistas apresentaram uma fórmula alternativa que traz mudanças ao cálculo das aposentadorias.

O objetivo da base aliada governista é aprovar, no plenário da Câmara, o novo modelo para o fator previdenciário. Pelo novo texto, de autoria do deputado Pepe Vargas (PT-RS), será criado um modelo chamado de "85-95" que prevê a somatória da idade do trabalhador com o período de contribuição para a aposentadoria –no total de 85 anos para mulheres e 95 para homens.

Como a CCJ analisa apenas a constitucionalidade do fim do fator previdenciário, o texto de Pepe Vargas será discutido apenas no plenário. Na comissão, a votação foi por consenso.

O projeto original de Paim acabava com o fator previdenciário, sem uma solução alternativa –o que nos cálculos do governo poderia resultar em prejuízos equivalentes ao 5% do PIB brasileiro nos próximos 20 anos. Por esse motivo, Vargas apresentou proposta alternativa para o fim do fator previdenciário.

Com informações da Folha Online, em Brasília

Compartilhe: