A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) promoverá a terceira edição do Encontro Nacional de Mulheres Bancárias cujo tema será “Não mexe comigo que eu não ando só”.
O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro, no Instituto Cajamar, em São Paulo e pretende reunir 130 dirigentes sindicais, independentemente do gênero. As inscrições serão encerradas em 8 de novembro.

A distribuição de participantes por federação ficou assim definida: Fetec São Paulo (25), Fetraf Rio de Janeiro e Espírito Santo (20), Feeb São Paulo e Mato Grosso do Sul (5), Fetec Paraná (15), Fetrafi Nordeste (24), Fetraf Minas Gerais (15), Feeb Bahia e Sergipe (3), Fetec Santa Catarina (3), Fetrafi Rio Grande do Sul (5) e Fetec Centro-Norte (15).

O encontro terá caráter formativo e organizativo e contará com a instalação de uma creche para atender os filhos dos participantes com idade entre 1 e 7 anos.
Os temas em debates visam à promoção da autonomia das mulheres, com base na metodologia da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), segundo a qual “a autonomia das mulheres é um fator fundamental para garantir o exercício de seus direitos humanos em um contexto de plena igualdade e o controle sobre seu próprio corpo (autonomia física), a geração de renda e de recursos próprios (autonomia econômica) e a plena participação na tomada de decisões que afetam sua vida e sua coletividade (autonomia na tomada de decisões) e que constituem três pilares para alcançar maior igualdade de gênero na região”.

Haverá palestra sobre o tema “Rosa Luxemburgo na atualidade”, com Isabel Loureiro. Dois outros debates também estão previstos: reforma política (com a deputada federal Erika Kokay – PT/DF) e paridade na CUT (com Carmem Foro). No último dia do evento, em 27 de novembro, será debatida a formação do Coletivo Nacional de Mulheres, com aprovação de calendário de atividades.
 

Compartilhe: