Começou nesta segunda-feira, 29 de junho, o prazo para aderir ao Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) 2015. A iniciativa criada em 2006 pela Fenae, em parceria com as Apcefs e por meio da Lei Rouanet, estimula os empregados ativos e aposentados do banco a destinarem até 6% do Imposto de Renda devido. O MCPC é o encarregado por realizar o Eu Faço Cultura (EFC), o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do IRPF. Também podem participar os funcionários da Federação, associações estaduais, Caixa Seguros, PAR Corretora e Funcef, desde que tenham cadastro ativo na plataforma Mundo Caixa.

A adesão deve ser feita até o 20 de dezembro em www.mundocaixa.com.br/mcpc. Basta clicar em “Faça sua adesão” e seguir as instruções. Ao preencher o IR devido de 2015 (ano base 2014), o sistema já informa o valor da destinação. Também é preciso autorizar o débito em conta corrente em favor da Fenae. Isso porque a entidade antecipa o total arrecadado, pois o Ministério da Cultura só aprova o projeto quando já existem recursos disponíveis para a execução. O desconto será realizado apenas no próximo ano, até 30 dias após o recebimento da restituição ou, no caso de imposto a pagar, em dezembro de 2016.

“Ninguém vai colocar a mão no bolso, pois o dinheiro sai do IR devido. Caso a pessoa tenha direito à restituição, o valor destinado ao MCPC virá acrescido do total a ser recebido. Caso haja imposto a pagar, haverá um desconto da quantia a ser paga ao governo. Na prática, o contribuinte vai determinar que aquele dinheiro que ele terá que dar ao leão de qualquer jeito seja investido no projeto. No próximo ano, no momento de declarar o Imposto de Renda, é só informar a destinação que foi feita”, explica Moacir Carneiro, diretor de Cultura da Fenae.]

Moacir Carneiro acrescenta: “Cada contribuição dos colegas da Caixa é extremamente importante para realizamos o Eu Faço Cultura. Em 2014, levamos oficinas e espetáculos para áreas carentes de 13 cidades. Neste ano, o EFC terá um novo formato, que estamos finalizando, que vai disponibilizar acesso gratuito a manifestações e bens culturais em todo o Brasil. É com os recursos arrecadados no MCPC 2015 que vamos trabalhar no ano que vem”.

MCPC e EFC

Desde 2006, o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa já engajou mais de 30 mil empregados do banco. Possibilitou que o Eu Faço Cultura passasse por mais de 70 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Mais de R$ 30 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nos últimos oito anos, as doações cresceram 366%.

Acesse www.mundocaixa.com.br/mcpc e faça sua adesão! Juntos podemos mais cultura!

Fonte: Fenae Net

Compartilhe: