Um dos principais eventos preparatórios para a Campanha Salarial 2010, que abrange e define os itens específicos a serem reivindicados pelos bancários da Caixa – o Congresso Nacional dos Empregados (Conecef) -, já tem data marcada: acontece de 28 a 30 de maio, na capital paulista.
Assim como aconteceu no ano passado, o Conecef será realizado de maneira desvinculada do processo da campanha nacional salarial da categoria bancária, de modo a facilitar os debates das especificidades dos empregados da Caixa, que serão feitos em mesa de negociação específica.
Os temas a serem debatidos no Congresso Nacional já estão definidos: papel da Caixa no desenvolvimento social do Brasil, organização do movimento, isonomia, carreira, jornada de trabalho, Funcef/Prevhab, aposentados, saúde do trabalhador, Saúde Caixa, segurança bancária, reestruturação e correspondentes bancários.
A 26ª edição do Conecef deve receber 391 delegados de todo o País – da ativa e aposentados – a serem eleitos pelas federações, nos fóruns preparatórios em todos os Estados. São considerados delegados natos, os membros da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa).
As diretrizes para a realização do Conecef foram aprovadas pela Contraf-CUT e pela CEE-Caixa, incluindo a distribuição de delegados por Estado. No caso de São Paulo, representarão os paulistas no Congresso Nacional, 84 delegados – 65 da ativa e 19 aposentados.
A eleição dos delegados será feita em encontros regionais em todo o País, até 16 de maio.
Para participação nos encontros regionais, cada Sindicato organizará a eleição de seus delegados.

Escolha de representantes na capital
Na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os representantes da ativa serão eleitos em assembleia no próximo dia 6 e, também, por meio de eleições complementares nos locais de trabalho que não tiverem representantes nas assembleias. Cada um desses locais poderá escolher um representante. Os aposentados realizarão assembleia específica no dia 11.
Nas demais bases, consulte o Sindicato da região e informe-se sobre o processo eletivo.
“O Conecef é fundamental para o movimento dos empregados da Caixa. É a partir das deliberações tiradas desse encontro nacional que a representação dos trabalhadores pautará a mesa de debate com a direção da empresa. O Congresso define, também, o calendário de mobilizações realizadas durante o ano todo na luta por novas conquistas”, explicou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

Fique atento: na capital, a escolha dos representantes da ativa acontece no dia 6, às 19 horas, na Quadra dos Bancários.
A escolha dos representantes dos aposentados será no dia 11, às 15 horas, na sede do Sindicato.

Compartilhe: