Representantes da APCEF/SP estiveram reunidos com representantes da Caixa nesta quarta-feira, dia 7 de março, para discutir a verticalização.

Na semana passada circulou a informação de que os gerentes PJ que não alcançaram determinada pontuação nas carteiras sob sua responsabilidade seriam descomissionados. Este dia seria segunda-feira, 5 de março. Para os gerentes de pessoa física, não havia informações.

Durante a reunião a Caixa se posicionou de forma irredutível e não aceitou reverter a situação. No entanto, os representantes dos empregados lembraram que está em vigor a liminar que questiona a revogação do RH 151 – normativo que prevê o direito à incorporação e o asseguramento da gratificação de função para os empregados descomissionados – e garante os direitos previstos antes da revogação do normativo para os trabalhadores com mais de 10 anos de exercício do cargo que perderem o cargo, inclusive em função da verticalização.

A liminar foi conquistada pela Contraf-CUT. A APCEF/SP e a Fenae também possuem ações judiciais para buscar garantir aos empregados estes direitos.

A ”verticalização”, processo que prevê que as agências devam atingir determinados indicadores para mantenham as funções gratificadas de gerente, foi anunciada pela direção do banco, mas sofreu diversas mudanças ao longo do tempo.

Em alguns casos, os gerentes PJ que seriam descomissionados podem ocupar a função de gerente de atendimento e negócios (GAN), responsabilidades equivalentes e remuneração cerca de 40% menor.

Os empregados com mais de 10 anos e que perderam a função podem entrar em contato com a APCEF através do Departamento Sindical pelo  e-mail sindical@apcefsp.org.br ou (11) 3017-8315.

Compartilhe: