Nesta segunda-feira (11) as empregadas e os empregados da Caixa Econômica Federal começam a votar em segundo turno para escolher sua representante no Conselho de Administração do banco, principal instância decisória e estratégica de longo prazo da instituição financeira pública. A votação segue até o dia 14 de março.

Vamos juntos eleger Fabiana Uehara, candidata apoiada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e por outras entidades representativas do pessoal do banco. Fabianinha, como é mais conhecida a candidata, concorre à vaga no CA com o número 0002.

Lembre-se: para o CA da Caixa, agora é você e mais um. Candidata mais votada em primeiro turno, com 45,09% dos votos, quase 7% a mais do que o segundo mais votado, Fabiana Uehara conta com seus eleitores para ampliar a votação no segundo turno.

Para eleger nossa representante no CA da Caixa, é preciso utilizar o mesmo sistema que foi realizado o primeiro turno. Basta acessar eleicaoca.caixa.gov.br/siele, logar com a matrícula e senha e, na página de votação, digitar 0002 – número de Fabiana Uehara, que possui capacidade de organização e articulação para defender a Caixa pública/social e os direitos das empregadas e dos empregados. Todas as trabalhadoras e trabalhadores da ativa, mesmo os que estejam em férias ou de licença, podem votar.

Principais propostas de Fabiana Uehara

– Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa.

– Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa.

– Atuar no CA em sintonia com as reivindicações das empregadas e dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho.

– Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédio por parte de ex-dirigentes.

– Trabalhar em conjunto com as entidades pela adoção de uma política de combate aos assédios moral e sexual, além de demais formas de violência organizacional.

– Atuar pelo fortalecimento da Caixa, com ênfase para reincorporação das subsidiárias, manutenção da exclusividade na administração das loterias e manutenção da exclusividade do penhor.

– Pautar a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação das empregadas e dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos, etc.

– Cobrar resolução para “pendências” deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.

Entrevista

Na entrevista que concedeu para a TVT, Fabiana falou sobre a importância da Caixa para a sociedade e o papel do Conselho de Administração neste ponto. Também falou sobre a luta das mulheres e até como ela faz para conciliar a vida pessoal com suas tarefas profissionais e sindicais. Veja a íntegra no canal da TVT.

Eleições para o CA

A eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa acontece entre os dias 11 e 14 de março.

A divulgação do resultado do segundo turno ocorre no dia 15 de março. A votação está agendada pela intranet da Caixa. Para votar, basta que o empregado acesse o site: eleicaoca.caixa.gov.br/siele . Para votar em Fabiana Uehara, digite 0002.

É sempre bom recordar. O Conselho de Administração é composto por oito membros – apenas um representa os trabalhadores, o que torna a eleição uma conquista de extrema importância. A participação das empregadas e dos empregados na votação é fundamental para manter esse direito.

Compartilhe: