Em mais um ataque aos bancos públicos, um jornal de grande circulação divulgou no domingo (21), reportagem sobre negociações entre a direção do Banco do Brasil e a UBS – empresa estrangeira que presta serviços financeiros a clientes privados, corporativos e institucionais -, para possível joint venture¹ para criar uma corretora de seguros.

“A questão é simples: o Banco do Brasil transferirá serviços para o banco estrangeiro e os empregados não serão bancários”, disse o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

A informação é que a direção do Banco do Brasil quer reforçar a estrutura de mercado de capitais. Porém, há dúvidas se isso se viabilizará ainda no governo atual.

A parceria com um banco estrangeiro, na área de investimentos, ajudaria o Banco do Brasil a ganhar este mercado. Essas conversas seguem em paralelo com o projeto do BB de segregar seu braço de banco de investimento.

Por enquanto, essas iniciativas esbarram em questões normativas, como a possibilidade de usar uma estrutura de cargos e salários diferente da adotada no Banco do Brasil.

1. Joint venture é um acordo entre duas ou mais empresas que estabelece alianças estratégicas por um objetivo comercial comum, por tempo determinado. 

Compartilhe: