Desde dezembro de 2013, início da implementação do programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), a APCEF/SP tem buscado alertar para os problemas que o programa traria aos empregados.

Na ocasião, porém, o grupo que participou da primeira onda da implementação, composto pelos gestores chefes de unidade, em sua maioria, viam nele um instrumento que traria oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecimento, tal qual a direção da empresa defendia.

Em pouco tempo, porém, os problemas começaram a ser percebidos pelos empregados. A contraposição entre premissas como recompensa x consequências, negociação x subordinação e objetividade x subjetividade, presentes no GDP, montou uma equação em que o resultado foi um modelo que aumenta a pressão e cria ambiente propício à prática de assédio.

Através da Campanha Nacional de 2015, os empregados garantiram, durante a vigência do ACT 2015/2016, a suspensão da terceira onda de implementação do GDP, que seria estendida, naquele momento, aos empregados que ocupavam funções não caracterizadas como de chefia, como caixas, assistentes, analistas, tesoureiros, avaliadores e auxiliares.

Após setembro de 2016, essa onda foi implementada, e, com o fim do ciclo, a previsão agora é de que o GDP alcance todos os empregados. As dúvidas, porém, são grandes. As ameaças, pela experiência, também.

Em julho deste ano a quarta onda começou a ser implementada, válida para todos os empregados do banco. Esta etapa está prevista até dezembro.

A avaliação considera como critérios: desempenho, que são as aferições dos objetivos e a qualidade com que foram alcançados; estilo, que consiste em mensurar as competências comportamentais; resultados, que mensura o nível de realização dos objetivos individuais, incluindo os resultados da unidade (Realize.Caixa)

O peso de cada item é diferente de acordo com a função e local de trabalho.  “O empregado deve estar atento ao RH 205 – 015, para compreender a forma de avaliação”, reforça a diretora da APCEF/SP Claudia Tome.

Em visita à diversos locais de trabalho, a APCEF/SP tem identificado que nas agências há ainda muito desconhecimento do assunto, enquanto nos departamentos, muitos empregados já receberam o feedback e estão preocupados.

Em certa unidade todos os empregados foram enquadrados como “Emergente R1”, conforme nomenclatura descrita no normativo (RH 205-015), que significa que apresentam bom nível em apenas um dos eixos. No caso, a equipe foi bem em resultados, enquanto que em estilo não apresentou o esperado.

“Não houve diálogo, apenas recebemos o feedback. O que reforça a farsa que é este processo”, diz um empregado.

Caso você esteja com problemas vinculados ao GDP, entre em contato pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br ou ligue para (11) 3017-8315.

Compartilhe: