A Caixa anunciou nesta quarta-feira (25/11) o fim do “semáforo” nos PSIs, liberando a movimentação dos empregados entre as vice-presidências, Matriz, Rede, Centralizadoras e Filiais.

A mudança foi anunciada após reivindicações de melhoria nos PSIs feitas pelas entidades, inclusive a Apcef/SP, encaminhadas pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) à mesa permanente de negociações.

A implementação do “semáforo” no MN RH 040, normativo que disciplina os Processos Seletivos Internos, havia sido feita, de acordo com os representantes da Caixa na mesa de negociação, para restringir a participação de que estavam lotado em unidades classificadas pela empresa como “deficitárias” em termos da quantidade de empregados, para evitar que as unidades ficassem ainda mais sem pessoal. Desta forma, o “semáforo” sacrificava a mobilidade e perspectiva de carreira dos empregados para sustentar a decisão do presidente da empresa de não contratar nem ao menos para repor quem se desligou da empresa, inclusive em função dos PDV’s.

:: O que a decisão de não contratar tem a ver com o “semáforo” dos PSIs?

A Caixa perdeu mais de 17 mil empregados em pouco mais de cinco anos. A decisão do governo federal e do atual presidente da Caixa de não repor as vagas de quem aderiu aos sucessivos PDVs realizados desde 2016 pela empresa afeta, inclusive, a carreira dos empregados. “Por isso, é muito importante o engajamento de todos nas campanhas por mais contratações. Fique atento e fortaleça a luta por mais empregados”, reforçou o diretor da Apcef/SP, Edvaldo Rodrigues da Silva.

:: Subscreva abaixo-assinado por mais contratações na Caixa.

Compartilhe: