palestra sobre Funcef

A APCEF/SP realizou de 26 a 30 de janeiro reuniões com empregados das áreas-meio e da  agência da Caixa sediadas no Brás. Foram vários encontros em horários definidos pelas unidades. Em pauta, déficit dos planos de benefícios da FUNCEF, com destaque para a provável contribuição adicional, cujos critérios serão definidos neste ano e aplicados a partir de 2016. Além de participantes do REG/REPLAN, houve presença de trabalhadores vinculados ao REB e Novo Plano, que manifestaram preocupação com os resultados de investimentos e aproveitaram o momento para obter esclarecimentos quanto ao critério para formação de poupança e cálculo do benefício.

Estrutura de governança
O ponto que tem ganho destaque na discussão é o de governança. A diretora Ivanilde Moreira de Miranda lembrou que até o início dos anos 2000 os gestores de fundos de pensão eram de indicação exclusiva do patrocinador.  Em 2001, regulamentou-se a composição paritária para o Conselho Deliberativo, com três indicados pelo patrocinador e três eleitos pelos participantes, e Conselho Fiscal, com dois indicados e dois eleitos. No caso da FUNCEF,  o estatuto de 2007 ampliou a paridade para a diretoria-executiva, que passou a contar com três indicados pela Caixa e três eleitos dos participantes. Para ela, “embora os resultados deficitários sejam o centro da preocupação de participantes de todos os planos da FUNCEF, o debate tem se mostrado oportuno para diversos esclarecimentos”.

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