A direção da Caixa anunciou hoje (3) uma alteração no OR 069, alterando o horário de atendimento aos clientes via WhatsApp, utilizando a ferramenta Interaxa. O atendimento ficaria disponível aos clientes das 9h às 17h. O período, porém, é incompatível com o horário das unidades (que funcionam das 8h às 13h) e com a jornada de trabalho dos empregados que, em sua maioria, são os responsáveis por estes atendimentos, que é de 6 horas diárias.

Com o atual quadro de pessoal das unidades, não é possível atender à esta alteração sem que haja extrapolação da jornada. A extrapolação é um problema grande para os empregados que atuam presencialmente, e ainda maior para os colegas que estão trabalhando em Home Office, já que, pelo fato de não registrarem a jornada, eles nem ao menos recebem pela jornada extraordinária.

“A Caixa não pode utilizar o Home Office na pandemia como forma de economizar com o pagamento de hora-extra, fazendo com que os empregados extrapolem sistematicamente a jornada de trabalho sem a contraprestação pecuniária. O Home Office na pandemia é para salvar vidas, e não para aumentar a rentabilidade da Caixa com trabalho gratuito dos empregados”, disse o diretor-presidente da APCEF/SP, Leonardo Quadros. “Encaminhamos ofício para a direção requerendo a imediata suspensão da mudança, e cobrando uma mesa para tratar do tema”, concluiu.

Caso você extrapole sua jornada de trabalho, registre sua jornada. Caso esteja impedido de registrar sua jornada por estar em Home Office, respeite sua jornada contratual ou junte elementos para comprovar a extrapolação, para subsidiar eventual ação cobrando da Caixa as horas-extras devidas.

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