Nesta terça-feira (6), dirigentes da Apcef/SP, Fetec/SP e Sindicato dos Bancários de São Paulo realizaram atividade na agência Vila Joaniza, situada na zona sul da capital, coletando junto aos clientes da unidade e população do entorno assinaturas em dois abaixo-assinados, que reivindicam mais contratações para a Caixa e mais caixas efetivos nas agências.

:: Clique aqui para ver mais fotos.

Há tempos, a agência Vila Joaniza tem sido palco da luta dos empregados da Caixa, tanto por melhores condições de trabalho, por estrutura ou pela defesa da Caixa enquanto banco público. Em dezembro de 2017, quando a direção do banco anunciou que pretendia fechar pelo menos 200 agências em todo o país, a unidade estava entre as listadas para encerrar as atividades, e na ocasião um forte movimento dos empregados, através da Apcef/SP e do Sindicato reverteu o fechamento da agência e suspendeu os demais fechamentos previstos no país.

Porém, a unidade sofre com falta de estrutura de pessoas, problema que é crônico em todo o estado de São Paulo e que não será resolvido com as contratações anunciadas recentemente. Desde dezembro de 2017, quando a direção da Caixa anunciou que pretendia fechar a agência, o Estado de São Paulo sofreu a redução de 764 empregados, o que equivale à quantidade de todos os empregados dos Estados do Acre, Amapá e Roraima somados.

“A realidade e os números evidenciam que as 800 contratações anunciadas ainda são insuficientes. Além disso, precisamos de mais caixas efeitos. Para reforçar nossa reivindicação, é fundamental que haja o envolvimento dos empregados e da população, que foi afetada pela política de desmonte que a Caixa sofreu. Por isso, estamos realizando a coleta de assinaturas neste abaixo-assinado”, explicou Leonardo Quadros, diretor-presidente da Apcef/SP. “A Caixa ainda sofre ataques, como vimos com a retirada da exclusividade na operação do Minha Casa, Minha Vida. Assim, devemos continuar em campanha pelo fortalecimento da instituição, explicando à população os efeitos destas medidas. A luta pela Caixa pública continua”, concluiu Leonardo.

Compartilhe: