A Apcef/SP apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre possíveis procedimentos discriminatórios na reestruturação em curso no banco. Uma das principais reclamações é quanto à forma arbitrária do processo de transferências, atingindo, especialmente, aposentados e trabalhadores com função incorporada, e a tentativa de impor unidades que exigem um enorme deslocamento aos empregados. A denúncia aponta, ainda, ilegalidades como a transferência de cipeiros, delegados sindicais e empregados com apontamento de restrições pelo próprio PRO da Caixa.

Os representantes dos empregados procuraram, por diversas vezes, tanto a direção da Caixa como os responsáveis pelas áreas envolvidas, porém não obtiveram respostas para diversas demandas.
“Lamentamos que a direção da empresa trate os empregados desta forma, e que seus prepostos não se dignem a debater o assunto para buscar soluções para os problemas que eles próprios causaram. Tivemos que apresentar a denúncia ao MPT para tentar resguardar os empregados deste processo que está sendo conduzido de maneira extremamente desrespeitosa”, disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

A reestruturação foi pautada na última rodada de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção da Caixa, mas não houve nenhum aprofundamento, pela empresa, das discussões sobre seus efeitos na vida funcional dos empregados.

Compartilhe: